Ibovespa sobe 2,05% e se descola das bolsas globais

Ibovespa encerrou o pregão desta segunda-feira (27) em alta de 2,05%, a 104.477,078 pontos, registrando um movimento maior que os mercados internacionais, que estão otimistas com a possível aprovação da vacina contra o coronavírus (covid-19).

O Ibovespa hoje variava positivamente 0,45% pela manhã, a 102.845,29 pontos. Segundo o Boletim Focus, o mercado voltou a projetar uma queda menos intensa do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano.

Além disso, as notícias relacionadas ao início do teste final para a vacina contra o coronavírus levou os investidores a apostarem em uma recuperação da economia. Ao receber um aporte de US$ 472 milhões do governo norte-americano, a Moderna se mostra mais próxima do lançamento de uma vacina capaz de criar anticorpos contra o covid-19.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

No exterior, também houve ganhos nesta segunda-feira. O S&P 500 subiu cerca de 0,74%, enquanto o Nasdaq Composite registrou uma alta de 1,67%. As ações se movimentaram com as expectativas de um novo pacote de estímulo econômico, que está sendo discutido no congresso norte-americano.

Confira as principais notícias que movimentaram o mercado nessa segunda-feira:

  • AES Tietê (TIET11) dispara após nova proposta da Eneva (ENEV3);
  • Aliansce Sonae (ALSO3) reabre parcialmente Parque D. Pedro Shopping;
  • Cyrela (CYRE3): Cury solicita retomada de processo de IPO à CVM;

AES Tietê (TIET11) movimenta o Ibovespa hoje após nova proposta da Eneva (ENEV3)

As ações da AES Tietê (TIET11) dispararam nesta segunda-feira (27) após a Eneva (ENEV3) apresentar uma nova proposta pela empresa de geração de energia ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Saiba mais: AES Tietê (TIET11) dispara após nova proposta da Eneva (ENEV3)

A companhia havia apresentado na noite da última quinta-feira (23) uma oferta pela AES Tietê, porém não agradou os investidores em vista da expectativa de que a proposta não seria aceita pelo banco de fomento devido à baixa fatia em dinheiro, de R$ 727,9 milhões.

A Eneva, então, decidiu mudar o termos de contrato e melhorar sua proposta na tarde desta segunda-feira. A companhia de energia informou que, caso sua oferta seja escolhida pelo BNDESPar, a holding do BNDES para investimentos diretos em empresas, se comprometeria a submeter à administração da AES Tietê uma nova proposta de incorporação envolvendo as duas empresas.

Aliansce Sonae (ALSO3) reabre parcialmente Parque D. Pedro Shopping

A Aliansce Sonae (ALSO3) informou, na noite do último domingo (26), a reabertura parcial do Parque D. Pedro Shopping, um dos maiores shopping centers da América Latina. A unidade, localizada em Campinas, funcionará em horário reduzido a partir desta segunda-feira (27).

Saiba mais: Aliansce Sonae (ALSO3) reabre parcialmente Parque D. Pedro Shopping

Segundo a Aliansce Sonae, o Parque D. Pedro Shopping irá operar sob “rígido protocolo de reabertura, que visa preservar a saúde e o bem-estar de todos os clientes, lojistas, colaboradores e parceiros”. As atividades nos segmentos de alimentação e entretenimento, no entanto, seguem as restrições impostas pelas autoridades locais.

Cyrela (CYRE3): Cury solicita retomada de processo de IPO à CVM

A Cyrela (CYRE3) comunicou que a construtora e incorporadora Cury apresentou à Comissão de Valores Imobiliários (CVM), no último sábado (25), uma solicitação para retomar o processo de abertura de capital através de uma oferta pública inicial de ações (IPO). A Cyrela possui 48,25% de posição acionária na Cury.

Saiba mais: Cyrela (CYRE3): Cury solicita retomada de processo de IPO à CVM

A Cyrela também informou que a Cury pediu à B3 a listagem de suas ações no segmento Novo Mercado, nível mais alto de governança corporativa da bolsa. A Cury tem como foco os empreendimentos econômicos ou os que estão dentro do programa “Minha Casa, Minha Vida”, situados em São Paulo e no Rio de Janeiro.

As instituições financeiras que coordenarão a oferta de ações da Cury serão:

  • BTG Pactual;
  • Itaú BBA;
  • Bank of America;
  • Caixa.

Confira as bolsas globais

EUA: Nasdaq +1,67%
Reino Unido: FTSE 100 -0,31%
Japão: Nikkei -0,16%
França: CAC 40 -0,34%

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, sexta-feira (24), o Ibovespa encerrou em queda de 0,12%, a 102.416,00 pontos.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião