Ibovespa opera em queda com expectativa de redução da taxa Selic

O Ibovespa opera, nesta quarta-feira (30), em queda com expectativas sobre as reuniões do Copom e do Fed e a reforma tributária no radar.

Por volta das 10h30, o Ibovespa variava negativamente a -0,29%, alcançando 107.248,95 pontos. O mercado está atento as reuniões que definirão as novas taxas básica de juros do Brasil e dos Estados Unidos.

Além disso, segue no radar dos investidores a iniciativa do presidente da Câmara dos Deputados de priorizar a pauta da reforma tributária.

Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) terá uma reunião nesta quarta-feira  e deve decidir, de acordo com especialistas do mercado financeiro, por um novo corte na taxa básica de juros (Selic). A taxa se encontra em 5,5% ao ano, e o mercado prevê um corte para 5% ao ano. A decisão deve ser anunciada ao final da tarde.

Confira Também: Boletim Focus eleva previsão do PIB pela segunda semana consecutiva

Com a inflação em patamar baixo e atividade econômica se recuperando ainda lentamente, os analistas do mercado esperam mais uma flexibilização dos juros. Além disso, a reforma da Previdência e uma melhora no cenário internacional também deve estimular o afrouxamento monetário.

FED

Nesta quarta também ocorre a reunião para a decisão da taxa de juros dos Estados Unidos. O esperado é que o Federal Reserve (FED) diminua mais uma vez a taxa. Se isso acontecer, será a terceira vez no ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Neste mês, o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que o caso vivido neste ano com a política monetária dos Estados Unidos se assemelha ao dos anos 90 “quando o Fed cortou, cortou novamente e cortou uma terceira vez [a taxa de juros]. A economia levou essa acomodação a bordo e ganhou força novamente, e a expansão continuou. Então é esse o espírito em que estamos fazendo isso”, disse o presidente da instituição financeira.

Reforma tributária

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, informou ao Ministério da Economia que a pauta mais importante a ser debatida neste momento é a reforma tributária.

“Eu disse à assessora do Paulo Guedes e ao secretário Esteves que para a gente não tinha administrativa mais importante que tributárias, as propostas são todas fundamentais e urgentes. E acho que vão ter muita dificuldade na Câmara de avançar na administrativa se não tivermos condições de avançar na tributária”, salientou o presidente.

Confira Também: Agenda do Dia: Magazine Luiza; Petrobras; XP; Copom; Fed

“Não tem nenhuma outra reforma que seja mais importante que a reforma tributária, até porque, na reforma administrativa e na reforma previdenciária, nós atingimos principalmente os setores médios-altos do serviço público”, completou Maia.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, terça-feira (30), o Ibovespa encerrou em queda de -0,58%, a 107.556,26 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião