Ibovespa, após nova máxima histórica, abre em leve queda

O Ibovespa abre em queda nesta quinta-feira (23). Segundo Paulo Guedes, os estrangeiros estão aguardando a reforma tributária no Brasil.

Por volta das 10h20, o Ibovespa variava negativamente a 0,12% alcançando 119.381,68 pontos. O mercado nacional e internacional estão de olho no ‘imposto do pecado’, negado por Bolsonaro.

Além disso, segue no radar dos investidores o noticiário sobre as empresas que fazem parte do maior índice acionário do País.

Reforma tributária

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que os empresários estrangeiros estão aguardando a reforma tributária para investir mais no Brasil. A declaração ocorreu, nesta quinta-feira (23), durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O SUNO Notícias está no local cobrindo o evento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Guedes informou que enviará algumas propostas nas próximas semanas para as PECs sobre a reforma tributária que já estão tramitando no Congresso. A medida atenderá um pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Além disso, o ministro voltou a afirmar que a previsão do governo é de que a reforma seja aprovada ainda neste ano.

Imposto do pecado

Após chegar a Déli, na Índia, o presidente Jair Bolsonaro negou qualquer possibilidade de criação de um “imposto do pecado” sobre bebidas açucaradas, álcool e cigarro, como disse o ministro da Economia, Paulo Guedes. O chefe da pasta econômica pedido que sua equipe estudasse a possibilidade de tributar esses produtos.

De acordo com o presidente Bolsonaro, em entrevista a jornalistas em território indiano, a orientação do governo é que não “teremos qualquer nenhuma majoração de carga tributária”.

Confira: Procon multa Decolar em mais de R$ 1 milhão por desrespeito ao consumidor

Guedes solicitou aos responsáveis pela reforma tributária que façam simulações sobre uma tributação que seria impostas a produtos que fazem mal à saúde.

Esta lista, além de cigarro e bebidas alcoólicas, inclui alimentos com excesso de açúcar, que causem obesidade (principalmente a infantil), acarretando em doenças mais graves como a diabetes.

Agenda corporativa

EDP

A Engie (EGIE3) e a EDP (ENBR3) concluíram um acordo para a criação de uma joint-venture em energia eólica “offshore”. A nova empresa terá operações tanto fixas quanto flutuantes, de acordo com o comunicado divulgado.

A assinatura do negócio acontece oito meses depois de que a Engie e a EDP Renováveis anunciaram um memorando de entendimento para a formação da parceria, que “une a expertise industrial e a capacidade de desenvolvimento de ambas as companhias”, segundo comunicado.

Braskem

A Braskem (BRKSM3) comunicou que irá fechar sua fábrica de cloro-soda em Camaçari, na Bahia, pois a unidade chegou ao fim da vida útil. De acordo com a petroquímica, a unidade funciona há cerca de 40 anos e tem capacidade de produção anual de 79 mil toneladas de soda cáustica e 64 mil toneladas de cloro.

Vale

A produção de minério de ferro da Vale (VALE3) de 2020 deve voltar ao nível que alcançou antes da tragédia com o rompimento da barragem de Brumadinho no ano passado. Quem afirmou isso foi o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Saiba mais: Nubank inicia operações de sua gestora de investimentos após filiação à Anbima

De acordo com o ministro, a Vale irá recuperar sua produção máxima do ano passado e ainda elevará o volume produzido para o ano que vem.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, quinta-feira (23), o Ibovespa encerrou em alta de 0,96%, a 119.527,63 pontos. A pontuação registrada corresponde a uma nova máxima histórica.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião