Ibovespa abre alta de 1,2% nesta sexta; reforma tributária no radar

O Ibovespa abriu em alta nesta sexta-feira (17), com os investidores de olho na declaração do ministro Paulo Guedes acerca da reforma tributária, que será entregue na próxima semana.

Por volta das 10h30, o Ibovespa variava positivamente 1,23%, a 101.785,38 pontos. Os investidores continuam à espera de uma vacina que combata a pandemia. Tal vacina, se baseada em medicações utilizadas no combate à outros vírus, poderá proporcionar uma imunidade por anos.

Além disso, a bolsa brasileira está no aguardo da oferta pública de ações da Caixa Seguridade, após da Caixa Econômica Federal retomar as negociações.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Reforma tributária no radar do Congresso

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou, na noite última quinta-feira (16), durante um evento online promovido pela XP Investimentos, que a proposta de reforma tributária do governo já está pronta na Casa Civil e deve ser levada para a casa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, na próxima terça-feira (21).

O chefe da pasta econômica salientou que não é possível afirmar se haverá um imposto cobrado sobre transações eletrônicas na reforma, e destacou que “se eu for começar sobre o que nos desune, vai acabar a reforma tributária antes de começarmos”.

Além disso, Guedes afirmou que já enviou as propostas do executivo para a Casa Civil, que depois devem passar para o Congresso. “Vamos levar para o presidente do Senado para encaminhar à comissão mista”, apontou o ministro.

Imunidade ao coronavírus

De acordo com um estudo publicado na Nature, conceituada revista científica britânica, uma vez adquirida a imunidade para o novo coronavírus (Covid-19), o corpo humano poderá ficar protegido contra a doença por anos.

Ao longo das últimas semanas, alguns estudos demonstraram que a imunização contra a pandemia pode ser curta, com os anticorpos sumindo após algumas semanas. Caso tal entendimento se confirme, esse será mais um dos desafios que os laboratórios que procuram desenvolver uma vacina enfrentarão.

Veja também: Wirecard: ministro de finanças alemão sabia da manipulação de mercado

O estudo apresentado pela Nature, entretanto, diz que pode existir uma “lembrança” do corpo humano em outra vertente.

O estudo utilizou a SARS, doença causada por outro coronavírus e que se espalhou na Ásia entre 2002 e 2003, que causava complicações respiratórias. Estudiosos de Singapura descobriram que um tipo de células de defesa, as células T, ainda estão operacionais contra a doença após 17 anos.

O estudo dos especialistas de Singapura estimula a ideia de que a proteção contra o coronavírus possa ser, ao menos parcialmente, explicada pelos métodos de combate à outros vírus, debate em curso desde o início da pandemia.

Caixa Seguridade volta a discutir oferta de ações

A Caixa Seguridade Participações comunicou aos seus acionistas e ao mercado em geral, nesta sexta-feira, que sua controladora Caixa Econômica Federal retomou as discussões e análises referentes aos registros da oferta e da listagem de ações da empresa.

Os processos de registro da oferta pública de distribuição secundária de ações ordinárias de emissão da Caixa Seguridade e de admissão e listagem da companhia no segmento de negociação da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), denominado Novo Mercado, foram originalmente anunciados em um fato relevante no 21 de fevereiro deste ano.

Confira: Futuros de NY operam em leve alta; Europa entre ganhos e perdas

A Caixa Seguridade é o quarto maior grupo segurador do país, organizando as participações em seguros, previdência privada, capitalização e consórcio.

A companhia informou que “continuará mantendo o mercado informado, nos termos da regulamentação vigente, a respeito da evolução dos assuntos relacionados às potenciais oferta e listagem”.

Maiores altas e baixas do Ibovespa

Confira algumas das maiores altas e baixas das ações do Ibovespa por volta das 10h35.

Bolsas no exterior

Além do Ibovespa, confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior.

  • Nova York (S&P 500) futuro: +0,50%
  • Londres (FTSE 100): +0,46%
  • Frankfurt (DAX 30): +0,39%
  • Paris (CAC 40): -0,25%
  • Milão (FTSE/MIB): -0,02%
  • Xangai (SSEC): -0,13% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): -0,32% (fechada)

Última cotação

Na sessão da última quinta-feira, o Ibovespa fechou em queda de 1,22%, a 100.553,27 pontos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião