Ibovespa futuro abre com recuperação e dólar recua após Ibope

Depois de um dia de forte baixa do Ibovespa futuro ontem hoje o mercado abre em recuperação. O futuro do índice com vencimento em outubro, que havia caído 2,3%, agora (9h36) mostra uma alta de 0,65%. O dólar, que subiu 1,5% em sua cotação ontem, apresenta queda de 0,75% e é cotado a R$4,1217.

Parte desse otimismo de hoje no mercado pode ser explicado pelo resultado da pesquisa do Ibope, divulgada ontem, que mostra um Jair Bolsonaro (PSL) mais forte do que o levantamento do Datafolha. Enquanto o Datafolha Bolsonaro perdia em todos os cenários de segundo turno e empatava com Haddad (PT), o Ibope mostra Bolsonaro em empate técnico em todos os cenários.

No cenário internacional, a pauta continua sendo a guerra comercial travada entre os EUA e a China, as duas maiores economias do mundo. O mercado atenta-se também às falas da Reserva Federal norte-americana, hoje.

As tensões comerciais têm impactado os mercados asiáticos por meses, e o principal índice acionário do continente, o MSCI Asia Ex- Japan, chegou ao seu menor nível em 14 meses. No dia 21, a China deve se reunir com a OMC (Organização Mundial do Comércio) para obter permissão para impor sanções aos EUA.

As disputas comerciais e a expectativa de aumento na taxa de juros por parte do Fed podem ter duras consequências para as moedas de mercados emergentes, que devem sofrer com ambas as situações.

Na Europa e na América do Norte, as bolsas operam em leve alta, ainda que de olho no comércio global. O petróleo continua a subir, aproximando-se da marca de US$80/barril em um momento de sanções ao Irã e preocupações com tempestades tropicais na costa norte-americana.

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião