Ibovespa recua nesta manhã; Mercado atento à proposta da Previdência

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, iniciou esta quinta-feira (17) em queda.

Por volta das 10h30, o Ibovespa registrou um leve recuo de 0,24%, totalizando 94.169,23 pontos.

O índice se manteve acima dos 94 mil pontos na última sessão, após subir 0,36% somando 94.393,07 pontos.

No entanto, durante a semana foram adquiridos os seguintes resultados:

  • Segunda- feira (14) – alta de 0,16% e 94.474,13 pontos;
  • Terça-feira (15) – queda de 0,44% e 94.055, 72 pontos;
  • Quarta-feira (16) – alta de 0,36% e 94.393,07 pontos.

Saiba mais: Dólar e euro abrem em queda com expectativas da reforma da Previdência

O que pode influenciar o Ibovespa

Nesta quinta-feira (17) as pautas que podem movimentar o principal índice da Bolsa são:

  • Reforma da Previdência
  • Taurus Armas
  • Embraer e Boeing
  • Avianca Brasil
  • União Europeia x Brasil
  • China x Estados Unidos

Reforma da Previdência

De acordo com o secretário especial de Fazenda, do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, a estratégia é enviar a proposta da reforma da Previdência no início do mandato do presidente Jair Bolsonaro.

O secretário afirma que este é o momento em que o governo tem fôlego político e isso aumenta as chances da medida ser aprovada.

“Este é o momento em que o governo tem fôlego político para apresentar medidas de alto impacto. Exatamente é essa a proposição, e é essa a estratégia”, disse Rodrigues.

O mercado segue com olhos atentos a Jair Bolsonaro, que deve receber a proposta da reforma, antes de embarcar para Davos, na Suíça. A reforma previdenciária está sendo feita pelos ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Paulo Guedes (Economia).

Saiba mais: Onyx diz que Bolsonaro decidirá sobre reforma da Previdência após Davos

A expectativa é que o presidente tome a decisão referente a reforma, na Suiça, na próxima semana.

Taurus Armas

As Taurus Armas (FJTA3) foi protagonista no B3 está semana. Após as ações obterem crescimento durante as pesquisas eleitorais de 2018, por conta das promessas de campanha de Jair Bolsonaro, esta semana os papéis tiveram uma forte queda.

A baixa aconteceu após o presidente da República assinar o decreto que facilita a posse de arma de fogo e sinalizar a abertura do mercado do setor. Desta forma, em apenas dois dias as ações despencaram 45%.

De acordo com o Estadão, o presidente da Taurus Armas, Salesio Nuhs, não ficou satisfeito com o decreto assinado e entende que o Brasil não tem atrativos para que seja realizada a fabricação de armas, principalmente pela tributação.

Desta forma, para Nuhs é mais interessante realizar a produção fora do país e depois importar para o Brasil. Além disso, o objetivo da empresa é expandir o mercado nos Estados Unidos.

Embraer e Boeing

O Ministério Público do Trabalho (MPT) entrou com um recurso de urgência para que seja reconsiderada a decisão do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Brito Pereira, em relação a venda da Embraer para a Boeing.

O recurso movido pelo órgão se refere a ação civil pública de 2018, que defende os postos de trabalho que estão ameaçados devido a compra da Embraer (EMBR3.SA) pela Boeing (BOEI34.SA).

Saiba mais: MPT quer que Governo reavalie acordo entre Embraer e Boeing

Segundo a subprocuradora-geral do MPT, Maria Aparecida Gugel, que assinou o recurso, é necessário que União faça uma verificação para que seja garantido a manutenção dos postos de trabalho para os trabalhadores brasileiros.

Avianca

A companhia aérea Avianca Brasil, anunciou o cancelamento de seus voos internacionais mais importantes, nesta quinta-feira (17).

Rotas de voos que serão cortadas a partir de 31 de março:

  • Guarulhos – Santiago
  • Guarulhos – Nova York
  • Guarulhos – Miami

Além disso, a empresa também informou que duas aeronaves modelo A330 serão devolvidas a empresas de arrendamento.

União Europeia x Brasil

Com a mesma postura adotada contra os Estados Unidos, os países da União Europeia colocaram novas barreiras em relação a importação de aço do Brasil.

Saiba mais: Itamaraty: defenderemos as exportadores brasileiras de aço

Desta forma, até julho de 2021 todo o aço exportado estará sujeito a uma taxa. No entanto, o volume que ultrapassar o teto terá uma cota de 25%.

China x Estados Unidos

O vice-primeiro-ministro da China, Liu He, estará em Washington nos dias 30 e 31 de janeiro para uma nova negociação comercial com os Estados Unidos.

Liu He é o principal negociador do país asiático nas disputas comercias com os EUA.

O objetivo é retomar as negociações do início deste mês, para que ambas as nações entrem em acordo sobre o comércio e as taxas sobre produtos.

Última pontuação do Ibovespa

Em dia de poucas movimentações, o Ibovespa operou em baixa durante toda a quarta-feira (16). No entanto, próximo ao fechamento do pregão o índice alavancou, conseguiu leve alta e fechou novamente acima dos 94 mil pontos.

No entanto, o Ibovespa teve como principal motor as declarações referentes a proposta da Previdência, que deixaram mais concretas o envio da proposta.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião