Ibovespa abre a semana em queda após atentado na Arábia Saudita

O Ibovespa inicia esta segunda-feira (16) em queda após os incêndios às instalações da Saudi Aramco, projeções do Boletim Focus e os dados chineses.

Por volta das 10h35, o Ibovespa registrava uma variação negativa de 0,41%, alcançando 103.075,21 pontos. O mercado está atento ao aumento do preço do petróleo mundial.

Além disso, segue no radar dos investidores o anúncio do Banco Inter, afirmando que o Softbank terá maior participação na empresa.

Impacto dos ataques à Saudi Aramco

Duas instalações da Saudi Aramco, empresa estatal petrolífera da Arábia Saudita, sofreram um incêndio no último sábado (14). A causa apontada foi o ataque de drones nas bases de petróleo.

De acordo com o Ministério do Interior Saudita, o fogo na base de petróleo está controlado e, apesar do governo saudita não ter mencionado suspeitos, o grupo rebelde houthis, do Iêmen, declarou que os ataques envolveram dez drones.

Os ataques fizeram com que a produção do petróleo pela gigante saudita foi limitada à metade da capacidade. Após o atentado, os preços do petróleo subiram quase 19% nos mercados internacionais.

Veja também: Ataques podem fazer Saudi Aramco adiar IPO

As ações da Petrobras (PETR3; PETR4) apresentam forte alta na manhã desta segunda. Já próximo das 10h50, as ações preferenciais da empresa reportam alta de 3,61%.

Já as ações da Gol (GOLL4), também impactadas pelo aumento do preço do petróleo, estão caindo 5,21%.

Boletim Focus

Os economistas entrevistados pelo Banco Central (BC) no Boletim Focus reduziram as previsões para a inflação em 2019. A expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 3,54% para 3,45%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Os analistas das 100 principais instituições financeiras do mercado brasileiro mantiveram a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019. Segundo o Boletim divulgado nesta segunda-feira (16), a economia brasileira deverá crescer 0,87% esse ano.

Saiba mais: Crescimento do PIB pode atingir 2,5% em 2020, diz Paulo Guedes

A previsão do Boletim Focus da última segunda-feira (9) também indicava um crescimento do PIB de apenas 0,87% em 2019. No começo do ano, os analistas indicavam um crescimento de 2,6% da economia brasileira em 2019.

Dados chineses

A China reportou o menor nível da sua produção industrial dos últimos 17 anos, crescendo apenas 4,4% em ritmo anual em agosto.

No mês anterior, julho, o crescimento da produção industrial avançou somente 4,8%, abaixo da meta do país de manter um crescimento de 6,0%.  As vendas no varejo, também em comparação com mês anterior, registraram queda de -0,1% alcançando 7,5% em agosto.

Além disso, o segundo trimestre do ano houve uma desaceleração de 6,2% do Produto Interno Bruto (PIB), representando o ritmo mais lento em quase três décadas.

Embora a guerra comercial e seu desdobramento tenha gerado consequências na produção industrial chinesa, nas últimas semanas, Estados Unidos e China, se mostraram favoráveis à uma trégua na disputa comercial com o adiamento das tarifas.

Softbank e Banco Inter

O Banco Inter (BIDI11) anunciou, através de um fato relevante, que seus sócios concluíram um acordo com o Softbank Group Corp.

De acordo com o comunicado, o gigante investidor japonês agora possuem uma fatia de 14,94% do capital social do Banco Inter. Neste momento, portanto, o grupo possui 35 milhões de Units da instituição bancária.

Nesta segunda-feira (16), próximo das 11h, as ações do Banco Inter apresentam alta de 1,29%, sendo negociadas a R$ 58,75.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, sexta-feira (13), o Ibovespa encerrou com uma queda de 0,83%, chegando a 103.501,18 pontos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião