Ibovespa abre em queda atento ao Coaf, recessão nos EUA e retirada de estrangeiros

O Ibovespa opera em queda nesta terça-feira (20) com base nas movimentações que ocorreram no Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf)

Por volta das 10h30, o Ibovespa registrava forte queda de -1,09% atingindo 98.384,72 pontos. O mercado também está atento aos dados que indicam uma possível recessão norte-americana.

Além disso, chama a atenção dos investidores a massiva retirada de investimentos estrangeiros na bolsa brasileira.

Transferência do Coaf

O porta-voz do governo de Jair Bolsonaro (PSL), Otávio do Rêgo Barros, confirmou na última segunda-feira (19), que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) será transferido para o Banco Central. Hoje, o Conselho se encontra no Ministério da Economia.

De acordo com o “Valor”, fontes do Palácio do Planalto afirmaram que a medida provisória para transferência do Coaf será publicada nesta terça-feira (20).

“[A transferência do Coaf] será por meio de MP […] O Coaf estará sob o guarda-chuva do BC transformando-se em uma unidade de inteligência financeira, gerenciada por funcionários desse órgão”, disse o porta-voz da Presidência.

Recessão estadunidense

Segundo a pesquisa da Associação Nacional de Economia Empresarial (Nabe, na sigla inglês), 74% dos economistas americanos prevem que os Estados Unidos entrará em recessão entre esse ano e o ano que vem.

Já cerca de 34% dos economistas dos EUA temem uma recessão econômica até 2021. Para 38% dos profissionais ouvidos, a queda econômica começará em 2020.

Veja também: Mais de 70% dos economistas nos EUA temem recessão entre 2019 e 2020

Os números representam aumento considerável em relação a última pesquisa realizada em fevereiro.

Fuga de estrangeiros

A retirada de investimento de estrangeiros na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo se aproxima de um recorde na sua série histórica, desde 1996.

De janeiro até 15 de agosto, o resultado entre compras e vendas negociadas através das ações pelos estrangeiros na Bolsa foi negativo em R$ 19,16 bilhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O volume de saques ultrapassa o mesmo período de 10 anos atrás, de R$ 16,53 bilhões. Em 2008, o auge da crise imobiliária nos Estados Unidos aconteceu em setembro, com a falência do Banco Lehman Brothers.

Saiba mais: PIB da Alemanha diminui 0,1% no segundo trimestre

Além das contínuas tensões entre os EUA e a China na guerra comercial, outros indicadores mostraram que uma recessão global é possível, o que torna os os investimentos mais conservadores. A desaceleração da Alemanha, da China e demais países emergentes, fazem com que os investidores tenham preferência por ativos em dólar.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, na segunda-feira (19), o Ibovespa encerrou em queda de -0,34%, fechando o pregão a 99.468,672 pontos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião