Balanços da semana

Ibovespa termina março com queda de 29%, pior mês desde 1998

O Ibovespa encerrou o pregão desta terça-feira (31) com uma queda de 2,17%, a 73.019,76 pontos. Dessa forma, após iniciar com 104.259,51 pontos, março terminou com um recuo de 29,90%, o pior mês desde agosto de 1998.

O avanço do coronavírus assola o planeta e impacta os negócios, refletindo o desempenho do Ibovespa. O Itaú divulgou mais uma doação, de R$ 8,5 milhões, para a compra de respiradores e doará ao Ministério da Saúde.

O banco central dos Estados Unidos acredita que a maior potência do planeta já está em recessão, já que milhares de empregos foram perdidos.

Confira as principais notícias dessa terça-feira:

  • Doação do Itaú ao Ministério da Saúde
  • FMI estima uma recuperação econômica em 2021
  • Fed diz que EUA já está em recessão
  • CVM altera prazo para entregas de informações periódicas pelas empresas
  • Bolsas no exterior

Itaú

O Itaú Unibanco (ITUB3; ITUB4) informou que irá doar R$ 8,5 milhões para que sejam comprados 190 respiradores que ajudarão no tratamento de pessoas que estão com coronavírus. A informação foi divulgada nesta terça-feira (31).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Os aparelhos fabricados serão destinados ao Ministério da Saúde em maio, época em que deve acontecer o pico da doença no Brasil. Assim, os itens produzidos deverão ser divididos entre os hospitais e as ambulâncias.

“A aquisição dos respiradores produzidos pela empresa brasileira KTK prestigia e apoia a indústria nacional em um momento tão delicado para a economia global e do País”, informou o banco.

FMI

Segundo Kristalina Georgieva, diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), a recuperação econômica mundial dependerá da forma com que o novo coronavírus (Covid-19) será contido. A declaração foi realizada neste terça-feira em conferência com os presidentes dos bancos centrais dos países do G20.

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

“Nossa previsão de uma recuperação no próximo ano depende de como conseguiremos conter o coronavírus e reduzir o nível de incerteza”, afirmou a diretora. Segundo ela, a recuperação virá quando o nível de incerteza for menor.

Na última semana, Georgieva afirmou que a pandemia do coronavírus pode trazer consequências iguais ou piores à crise financeira enfrentada em 2008. A recuperação desse tombo, no entanto, é esperada em 2021.

Recessão norte-americana

Mary Daly, a presidente do Federal Reserve (Fed) de San Franciso, nos Estados Unidos, disse, nesta terça-feira, acreditar que o país já está em recessão. Segundo ela, isso ocorre pois milhões de pessoas perderam seus empregos e estão em casa devido à pandemia do vírus.

“O Federal Reserve está preparado para fazer o que for necessário para garantir que sejamos parte da solução de apoiar as pessoas contra o vírus, fortalecer a economia dos Estados Unidos e nos colocar na melhor posição para crescer novamente quando o vírus recuar”, afirmou Daly em entrevista ao site “Yahoo Finance”.

Confira: Coronavírus: OMC, OMS e FAO pedem menores resistências no comércio

Daly diz que “se fizermos a coisa certa e nos protegermos e reduzirmos a disseminação do vírus, a economia estará na melhor posição para se recuperar”.

Os Estados Unidos ultrapassaram a China em casos confirmados do coronavírus. Com mais de 177 mil casos e 3,44 mil mortes, até ás 17h desta terça-feira, os país se tornou o novo epicentro da doença no mundo, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) na última semana. As informações são da universidade norte-americana John Hopinks.

CVM altera prazo de entrega de resultados

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou que adiará o prazo de entrega de informações periódicas das companhias abertas. Segundo a autarquia, a decisão “está em linha com a Medida Provisória (…) publicada em 30/03”.

A decisão foi tomada para reduzir os impactos na economia nacional, causados pela pandemia do coronavírus. Foi adiado o prazo de entrega das informações como demonstrações financeiras, formulários trimestrais e relatórios produzidos pelos agentes fiduciários.

Em relação ao tempo de prorrogação, o prazo para entrega do primeiro Formulário de Informações Trimestrais das companhias será adiado 45 dias.

Bolsas no exterior

Além do Ibovespa, confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior:

  • Londres (FTSE 100): +1,95%
  • Frankfurt (DAX 30): +1,22%
  • Paris (CAC 40): +0,40%
  • Milão (FTSE/MIB): +1,06%
  • Xangai (SSEC): +0,11%
  • Tóquio (Nikkei 225): -0,88%
  • Nova Iork (S&P 500): -1,60%

Última cotação

Na última sessão, segunda-feira (30), o Ibovespa encerrou em alta de 1,65%, a 74.639,48 pontos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião