Ibovespa opera em queda com consenso entre China e EUA no radar

O Ibovespa opera em queda nesta terça-feira (26) com o consenso entre China e EUA, greve dos trabalhadores da Petrobras e Mercosul.

Por volta das 10h20, o Ibovespa opera em queda de 0,86% alcançando 107.495,00 pontos. O mercado está atento ao desdobramento do consenso que os EUA e a China alcançaram sobre problemas elevantes da disputa comercial.

Black Friday Suno – pague 2 anos e leve 3 nas principais assinaturas da Suno Research

Além disso, os investidores nacionais estão atentos a greve dos trabalhadores da Petrobras e o presidente da República que disse que “tudo pode acontecer” sobre a saída do Brasil do Mercosul.

Acordo comercial

O Ministério do Comércio da China informou nesta terça que chegou a um consenso sobre a conclusão de problemas relevantes por meio de um telefonema com os Estados Unidos, concordando em continuar com as negociações acerca dos problemas restantes relacionados ao acordo da primeira fase.

Saiba Mais: EUA e China chegaram a consenso em questões relevantes, segundo governo chinês

A mensagem vinda da China ocorre logo após a escalada das preocupações de que o projeto de lei dos Estados Unidos que apoia os protestos de Hong Kong possa ser um empecilho nas negociações entre os dois países.

Segundo o Ministério do Comércio da China em um comunicado curto, Liu He, vice-primeiro-ministro da China, conversou com o representante comercial norte-americano, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, na manhã desta terça.

Petrobras

O ministro do Tribunal Superior do Trbabalho (TST), Ives Gandra, afirmou que irá multar em R$ 2 milhões os sindicatos de petroleiros e a Federação Única dos Petroleiros (FUP), caso eles decidam manter a greve.

“O caráter abusivo da greve se dá, no caso, pela existência de acordo coletivo recém assinado, sem que houvesse tempo para seu descumprimento, a justificar o movimento paredista”, disse Gandra.

Confira Também: Petrobras inicia processo de venda das primeiras refinarias

Por sua vez, o ministro da Economia Paulo Guedes sugeriu que demitiria os trabalhadores se a estatal fosse uma empresa privada comandada por ele.

“Você tem excelentes salários (na Petrobras), bons benefícios, você tem quase estabilidade de emprego e tenta usar o poder político para tentar extrair aumento de salário no momento em que há desemprego em massa? Se fosse uma empresa privada e eu fosse o presidente de uma empresa privada, eu sei o que eu faria”, afirmou o ministro.

Mercosul

O presidente da República, Jair Bolsonaro, informou, na última segunda-feira (25), após a declaração do chanceler Ernesto Araújo, que deseja que o novo presidente da Argentina mantenha o combinado sobre a parte econômica do Mercosul.

A respeito da saída do Brasil do Mercosul, o presidente disse que “tudo pode acontecer”. O ministro da Relações Exteriores já havia dito que a saída do País é uma possibilidade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“Tudo pode acontecer na vida da gente, né. A gente espera que o que foi acertado com [Maurício] Macri, a parte econômica, continue com o [novo] presidente da Argentina”, disse Bolsonaro.

“Nada contra o povo, nada contra o governo, queremos respeito aos contratos”, salientou o presidente a jornalistas no Palácio do Alvorada.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, segunda-feira (25), o Ibovespa encerrou em queda de 0,25% a 108.423,930 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião