Ibovespa: Petrobras (PETR4) puxa alta do índice em meio a crise

As ações da Petrobras (PETR3; PETR4) puxam os ganhos do Ibovespa, o principal índice da bolsa da valores de São Paulo (B3), em meio a crise do coronavírus (covid-19). Próximo das 12h30 (de Brasília), os papéis subiam 8,56% e 7,17%, cotados a R$ 14,59 e R$ 14,34, respectivamente.

No mesmo horário, o índice subia 1,03%, aos 75.409 pontos.

A alta das ações da Petrobras acompanham a valorização dos preços do petróleo no mercado mundial. Após cair para o menor patamar em 18 anos na segunda-feira (30), a commoditie se recupera nesta terça (31) com ganhos de cerca de 5%.

Além disso, dados positivos da China mostram que o país pode ter começado a se recuperar da crise causada pelo coronavírus (covid-19). Isso animou os agentes do mercado e o índice passou a operar em leve alta.

O país asiático apresentou resultados positivos de crescimento econômico. O índice de atividade dos gerentes de compras industrial (PMI) do setor manufatureiro subiu para 52,0 no mês, ante uma baixa recorde de 35,7 em fevereiro.

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

Segundo Escritório Nacional de Estatística de Pequim, marcas acima de 50 indicam expansão, enquanto números abaixo de 50 indicam contração da atividade. O resultado deste mês é maior do que a previsão de 51,5 dos analistas, o que animou os investidores no Ibovespa.

Petrobras importará gás e ajuda Ibovespa

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a Petrobras (PETR3;PETR4) irá fazer uma importação adicional de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) que deve chegar nesta segunda-feira (30) ao mercado.

A razão para tal medida é a “escassez pontual” causada pela grande aumento da procura pelo produto nos últimos dias.

A estatal petroleira é responsável por quase todo o fornecimento de gás consumido no Brasil e uma ações com maior peso no Ibovespa, o principal índice de ações do País.

Vinicius Pereira

Compartilhe sua opinião