Ibovespa embala alta, puxada por bancos e Petrobras (PETR4)

O Ibovespa estende a alta na manhã desta quinta-feira (8), em dia de ganhos no exterior e alívio no cenário interno. Por volta das 12h15, o maior índice acionário da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) registrava uma alta de 1,06%, para 96.537 pontos.

A cotação do Ibovespa é puxada, sobretudo, pelo desempenho dos bancos e da Petrobras (PETR4). As instituições financeiras representam 18,48% do índice, conforme a última carteira teórica divulgada pela B3. Confira o movimento das ações dos principais bancos do País neste pregão:

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Neste segmento chama atenção a compra do Bradesco de 100% do BAC Florida Bank, a primeira aquisição da instituição fora do Brasil, visando atender com serviços bancários tradicionais um público de alta renda. Segue no radar do mercado, no entanto, os possíveis impactos do Pix na receita dos bancos — segundo um estudo, o efeito pode chegar a ser 8% negativo.

Já a Petrobras, que sozinha equivale a 5,2% do Ibovespa, sendo a quarta maior participação no índice, sobe junto à cotação dos preços dos barris de petróleo no mercado futuro. Tanto o barril Brent como o WTI opera com uma ata de mais de 2%. As cotações da commodity se recuperam na esteira da greve dos petroleiros noruegueses e com a passagem esperada do furacão Delta na Louisiana.

O principal destaque positivo deste pregão é o IRB Brasil (IRBR3), que sobe 9,32%, após um tombo de quase 25% nos últimos dias. Os papéis da companhia operam em alta volatilidade nas últimas duas semanas; antes de despencar após a recomendação de compra do banco UBS, a resseguradora havia avançado mais de 60% em 10 pregões.

O Magazine Luiza (MGLU3) também opera em alta de 1,75% após anunciar que seus acionistas concordaram, em Assembleia Geral Extraordinária, com o desdobramento das ações de um para quatro. O processo ocorrerá na próxima semana.

Por outro lado, o destaque negativo do dia é do Pão de Açúcar (PCAR3), que cai 2,54%. A Eletrobras (ELET3) também é uma das maiores baixas, recuando 1,92%, após o Tribunal de Contas da União (TCU) reconhecer uma denúncia que apontou gastos da estatal com publicidade veiculada em sites investigados por publicação de notícias falsas.

Ações mais negociadas do dia

Por volta das 12h20, a B3 registrava um volume financeiro total de R$ 9,09 bilhões. Confira quais são as empresas mais negociadas do Ibovespa agora:

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quarta-feira com uma queda de 0,09%, a 95.526,258 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião