Ibovespa: Petrobras (PETR3;PETR4) sobe com alta dos preços do petróleo

As ações da Petrobras (PETR3; PETR4) puxam a alta do Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores de São Paulo (B3) nesta quinta-feira (1). Os papéis sobem acompanhando a alta dos preços do petróleo no mundo.

Próximo das 12h00 (de Brasília), as ações ordinárias da Petrobras (PETR3) sobem 15,55%, a R$ 16,42. Já os papéis preferenciais, mais negociados e sem direito a voto, (PETR4) têm alta de 14,34%, a R$ 16,35.

No mesmo horário, o Ibovespa subia 2,84%, aos 72.979 pontos.

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

Desde o início do mês, as ações da Petrobras vêm perdendo valor no mercado. Além da crise causada pelo coronavírus (covid-19), os papéis também sofrem com a queda nos preços do petróleo, que atingiram a mínima em 18 anos com a disputa entre Rússia e Arábia Saudita.

Petróleo ajuda a alta do Ibovespa

Os preços do petróleo, que registram forte alta nesta quinta (1) auxiliam o Ibovespa a operar também com valorização.

A alta ocorre após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar nesta quinta-feira que conversou com os líderes russos e árabes e que acredita que ambas as nações encontrarão uma acordo para encerrar a guerra de preços na venda de petróleo.

A cotação do barril Brent chegou a subir cerca de 10% na manhã desta quinta-feira, o que influenciou os papéis da Petrobras e o Ibovespa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-1-4.png

O mandatário também disse que convidou executivos do setor de petróleo norte-americano à Casa Branca para levantar meios de ajudar a indústria, “devastada” pela forte queda na demanda durante a pandemia de coronavírus e pela disputa entre os países membros da Opep+.

Após as fracassadas negociações entre os países da Opep, junto à Rússia, acerca de um possível corte na produção diária de petróleo, dada a queda na demanda pela commodity, no começo de março, a cotação do barril Brent chegou a apresentar uma queda diária do mesmo patamar que durante a Guerra do Golfo, ocorrida entre 1990 e 1991, de 31%.

Além disso, a Petrobras informou, em comunicado, na última quarta-feira (1), que decidiu reduzir sua produção de petróleo e os custos em razão da diminuição da demanda por combustíveis, ocasionada pela pandemia, que vem trazendo volatilidade ao Ibovespa.

Vinicius Pereira

Compartilhe sua opinião