Ibovespa abre em alta de 0,9%, de olho no megapacote da Economia

O Ibovespa abriu em alta nesta segunda-feira (24), a exemplo das bolsas internacionais e impulsionado pelo otimismo interno. O maior índice acionário da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) entra na última semana cheia de agosto com um desempenho estável no mês, registrando uma leve queda de 0,8% nos últimos 30 dias.

Por volta das 10h15, a cotação do Ibovespa subia 0,93%, para 102.464,24 pontos. Na próxima terça-feira (25), o governo federal lançará um megapacote de medidas nas áreas social e econômica, com o objetivo de estimular a economia e construir o caminho para as eleições de 2022. O dia está sendo chamado por “Big Bang Day” pelo Ministério da Economia.

Em apenas um dia será lançado o Renda Brasil, medidas para geração de empregos, novos marcos legais, além de ações para o corte de gastos públicos — medida que faz com que o mercado fique atento quanto à situação fiscal do País. Todas as ações estarão sob o guarda-chuva do programa Pró-Brasil.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Uma das principais medidas segundo o ministro Paulo Guedes será a desoneração da folha de pagamentos das empresas para a faixa salarial de até um salário mínimo (atualmente em R$ 1.045). Segundo ele, essa medida é a “rampa de acesso” do Renda Brasil para o emprego formal.

Além disso, no exterior o mercado está atento às novidades quanto a vacinas que combatam a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quer acelerar os testes com o medicamente que combata a pandemia, com o intuito de anunciá-la antes das eleições presidenciais de novembro, quando buscará ser reeleito.

Segundo as informações do jornal britânico “Financial Times”, a Casa Branca quer que as autoridades sanitárias concedam uma “autorização de uso de emergência” até outubro. A vacina está sob responsabilidade da Universidade de Oxford e da farmacêutica AstraZeneca. Trump pode utilizar a chegada da vacina aos Estados Unidos como um trunfo para as eleições. O atual mandatário está em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás do representante do Partido Democrata, Joe Biden.

Por aqui, os investidores também voltam suas atenções ao destaque do dia, que é a previsão do Boletim Focus para o Produto Interno Bruto (PIB) do ano. Os especialistas ouvidos pelo Banco Central (BC) estimam uma queda de 5,46% na economia brasileira em 2020. Caso se confirme, será o pior ano para a economia do Brasil no último século.

Além disso, o documento apresentado nesta segunda-feira também mostrou que o mercado voltou aumentar a expectativa pela inflação. A projeção para o aumento dos preços deste ano ficou em 1,71%. Se o resultado se confirmar, a inflação ficará abaixo da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Em relação a 2021, os economistas do mercado estimam um Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 3%, assim como nas últimas nove semanas.

Na agenda de resultados desta segunda-feira, o mercado está no aguardo dos balanços de Ser Educacional (SEER3) e Lojas Marisa (AMAR3), que apresentarão seus números do segundo trimestre após o fechamento do mercado.

Movimentações do mercado

Magazine Luiza compra startup

O Magazine Luiza (MGLU3) comunicou ao mercado em geral que fechou, nesta segunda-feira, a compra da Stoq Tecnologia Ltda., uma startup de tecnologia, com sede em São Carlos, no interior paulista. A companhia atua com foco em soluções inovadoras para pequenos e médios varejistas brasileiros.

A gigante varejista informou que a tecnologia da Stoq aumentará o alcance do Parceiro Magalu para varejistas especializados em categorias como bares e restaurantes, moda, supermercado e saúde e beleza. “Esse é mais um importante passo na estratégia do Magalu de digitalização do varejo brasileiro”, destacou a empresa em seu comunicado.

IRB deve sofrer sequelas, diz Squadra

Em uma nova carta, a gestora de recursos Squadra reafirmou sua posição short nas ações do IRB Brasil (IRBR3), investimento que tomou notoriedade em fevereiro deste ano.

“O IRB hoje se tornou uma empresa em que aproximadamente dois terços dos riscos retidos vêm do segmento internacional, um portfólio construído com incentivo integralmente voltado para crescimento”, escreveu a gestora de investimentos na carta.

A gestora apontou que a administração do ressegurador sinalizou que “reavaliações sobre as práticas da gestão anterior ainda estão em curso”, mas afirma que decisões do passado “deixarão sequelas dolorosas”.

Destaques do dia

Veja algumas das maiores altas e baixas das ações do Ibovespa agora, perto de 10h15.

Altas:

Baixas:

Bolsas no exterior

Confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa:

  • Nova York (S&P 500) futuro: +0,87%
  • Londres (FTSE 100): +1,86%
  • Frankfurt (DAX 30): +2,42%
  • Paris (CAC 40): +2,17%
  • Milão (FTSE/MIB): +2,07%
  • Xangai (SSE Composite): +0,15% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): +0,28% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

Da mesma forma que ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta-feira com uma alta de 0,05%, a 101.521,29 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião