Ibovespa opera em queda com Guedes em Davos, Trump e China no radar

O Ibovespa opera em queda nesta terça-feira (21) com o Fórum Econômico Mundial em Davos, bolsas internacionais em queda devido ao vírus da China e as declarações do presidente norte-americano sobre a taxa de juros dos EUA.

Por volta das 10h30, o Ibovespa variava negativamente a 0,4% alcançando 118.383,27 pontos. O mercado está atento as apresentações do ministro da Economia, Paulo Guedes, no Fórum.

Além disso, segue no radar do investidor: as críticas do presidente Donald Trump ao Federal Reserve sobre a redução das taxas e ao vírus da China que tem preocupado a OMS.

Paulo Guedes em Davos

O ministro da Economia Paulo Guedes disse à jornalistas, na manhã desta terça-feira (21), em Davos, que o acordo de compras governamentais “é um ataque frontal à corrupção”. O SUNO Notícias está cobrindo o Fórum Econômico Mundial diretamente da Suíça.

“O Brasil está querendo entrar para a primeira divisão de melhores práticas e isso, realmente, é um ataque frontal à corrupção. O principal tema na campanha eleitoral do presidente Bolsonaro foi acabar com a corrupção, e nós sabemos que muito da corrupção foi permitida por coisas de governo, como empreiteiras e obras governamentais’, disse.

Confira Também: Davos: o que é e como surgiu a maior reunião da elite mundial

Além disso, Guedes reforçou a necessidade de uma abertura econômica, com competição e melhores oportunidades de negócios no País.

“O Brasil não é uma fábrica de bilionários à custa da exploração dos seus consumidores. O Brasil é um país querendo crescimento, competição, melhores oportunidades e se livrar de corrupção. Então esse acordo de compras governamentais é frontal à corrupção. São as melhores práticas de quando o governo vai realizar alguma compra”, salientou.

Taxas de juros dos EUA

Em meio ao seu processo de impeachment em tramitação no Senado dos Estados Unidos, o presidente norte-americano Donald Trump, afirmou, nesta terça-feira em Davos, que o Federal Reserve (Fed) reduziu a taxa de juros dos país muito lentamente.

A tônica do discurso de Trump permaneceu sobre o sucesso, segundo ele, da economia dos Estados Unidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

“A economia americana estava em um estado bastante sombrio”, disse o mandatário. “Antes de minha presidência começar, as perspectivas para muitas economias eram sombrias.”

Mas Trump nomeou o crescimento sob sua liderança de “gêiser de oportunidades”, e salientou que “o sonho americano voltou maior e melhor do que nunca”.

Vírus da China

As bolsas internacionais operam em queda com o anúncio do governo chinês sobre o “Vírus de Wuhan”, que já matou três e contaminou 200 pessoas, e é propagado de pessoa a pessoa.

Fora da China, há registros do problema na Tailândia, Japão e Coreia do Sul. A Organização Mundial de Saúde (OMS) convocou na última segunda-feira (20) um comitê de emergência para debater sobre o novo vírus.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, segunda-feira (20), o Ibovespa encerrou em alta de 0,32% a 118.861,633 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião