Negócios

Ibovespa opera em leve alta nesta sexta-feira

0

O Ibovespa apresentava alta na primeira hora de abertura desta sexta-feira (21). Às 10h24, o avanço era de 0,09% a 85.346 pontos.

Entre os destaques de alta, Vale e Gol subiam acima de 1%.

O Ibovespa de registrou uma queda de -0,47 , nesta quinta-feira (20), totalizando 85.269,29 pontos.

Cenário Interno

  • Confiança da Indústria: A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta quinta-feira (20) a prévia do Índice de Confiança da Indústria. Segundo a instituição, houve aumento de 0,2 ponto na confiança da indústria em comparação com o número consolidado de novembro. É a segunda alta consecutiva do indicador, que chegou a 94,5 pontos.
  • Projeções do PIB: O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou as projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) e a inflação de 2019. De acordo com o IPEA, o PIB de 2019 vai crescer 2,7%, enquanto a previsão anterior era de 2,9%. A inflação deverá fechar em 4,1%, abaixo da meta fixada pelo governo, de 4,25%.
  • Leilão da Anaeel: O leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) teve todos os lotes de linhas de transmissão arrematados nesta quinta-feira (20), na B3, em São Paulo. De acordo com a Aneel, a Neoenergia investiu cerca de R$ 6 bilhões e arrematou quatro lotes de projetos, se tornando o destaque do leilão.

    Saiba mais – Leilão da Aneel termina e todos os 16 lotes foram arrematados

Cenário Externo

  • FED: A justiça japonesa prorrogou a prisão do ex-presidente da Nissan, Carlos Ghosn por 48 horas. Ghosn foi alvo de uma terceira ordem de prisão por “quebra de confiança agravada”. O executivo foi detido no dia 19 de novembro no aeroporto Haneda de Tóquio.
  • Juros EUA: investidores ficaram frustrados com a decisão do Fed (Federal Reserve, banco central americano) em aumentar pela quarta vez neste ano a taxa de juros. Entretanto, o banco reduziu a quantidade de aumentos previstos para 2019, de três para dois.
  • Shutdown: as bolsas norte-americanas despencaram após novo temor em relação a possível paralisação do governo estadunidense (shutdown). O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segue ameaçando parar os trabalhos caso o orçamento para a construção do muro, na fronteira com o México, seja reprovado.

O dólar abriu em alta na Bolsa de Valores (BM&F Bovespa) nesta sexta-feira (21). Às 9h39, a moeda subia 0,075% a R$ 3,855.

Compartilhe a sua opinião

Carlo Cauti
Editor-chefe da SUNO Notícias. Formado em Ciências Políticas pela universidade LUISS G. Carli de Roma e mestre cum laude em Relações Internacionais, Jornalismo Internacional e de Guerra e em Economia Internacional. No Brasil, teve passagem por veículos de comunicação como O Estado de S.Paulo, G1, Veja e EXAME. Também trabalhou nas agências de notícias italianas ANSA e NOVA.