Ibovespa abre a semana com alta de 1,4% de olho no mercado externo

O Ibovespa abriu em alta nesta segunda-feira (8), estendendo os ganhos da última semana. O mercado acionário brasileiro segue as bolsas internacionais, que operam majoritariamente em alta.

Por volta das 10h20, o Ibovespa variava positivamente 1,40%, a 95.959,67 pontos. O mercado vê com bons olhos a intenção da Opep+ em continuar com a redução da produção de petróleo até o fim de julho.

Ademais, os investidores seguem atentos aos impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) nas economias mundiais; no último final de semana, a China divulgou uma retração nas exportações em maio.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Opep+ estende cortes na produção

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) concordaram, no último sábado (6), em estender o corte de 9,7 milhões de barris por dia até o fim do mês de julho.

Segundo a agência de notícias “Bloomberg”, o acordo entre a Arábia Saudita e Rússia é uma vitória para Opep+, que passaram uma semana em conflitos sobre a resolução do corte da produção de petróleo.

A organização, de acordo com a agência, adotou métodos mais rigorosos para garantir que todos os membros cumpram suas promessas. Se um dos países não implementar 100% dos cortes de produção em maio e junho, terá que fazer reduções extras de julho a setembro para compensar.

No entanto, o secretário-geral da Opep, Mohammad Barkindo, informou que o cartel continua “cautelosamente otimista de que o pior já passou”, se referindo a crise da commodity causada pela pandemia.

Exportações chinesas caem

As exportações da China registram queda em maio, na comparação anualizada, de acordo com informações da agência “Reuters”, publicadas no último domingo (7).  As importações também tiveram queda e chegaram ao menor nível apresentado em 4 anos.

Os dados de comércio da China estão colocando pressão sobre as autoridades do país asiático para que sejam adotadas outras medidas de estímulo, já que o setor de comércio externo é fundamental e movimenta a renda de mais de 180 milhões de pessoas no país. Este setor configura aproximadamente um terço da economia chinesa.

Confira: Vale (VALE3): navio com minério no Maranhão será afundado, diz Marinha

As exportações do país no mês passado tiveram queda de 3,3% em relação ao mesmo período de 2019. Especialistas esperavam uma queda de cerca de 7% nas exportações de maio. Em abril, todavia, o país havia registrado uma alta surpreendente de 3,5%, de acordo com dados divulgados neste domingo.

Apesar das exportações terem caído menos do que o esperado no mês de maio, as importações tiveram uma queda acentuada de 16,7% ante o mesmo mês do ano passado. Vale destacar que a queda em abril foi de 14,2%. O mercado esperava que as importações de maio tivessem queda de 9,7%.

Focus amplia previsão de queda do PIB

Os especialistas do mercado financeiro, consultados para elaboração do Boletim Focus, fizeram um novo corte nas expectativas para o Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com a nova previsão, divulgada nesta segunda-feira, a economia brasileira deve ter uma contração de 6,48% neste ano.

Essa é a 17ª semana seguida que os especialistas ouvidos pelo Banco Central (BC) corta sua previsão para o PIB brasileiro. Na última semana, o relatório divulgado previa um tombo de 6,25% na economia.

Saiba mais: Banco Central informa que crédito está chegando nas empresas

O novo corte mostra que o cenário imprevisível em relação aos efeitos da pandemia na economia mundial e no Brasil permanece. Para o ano que vem, a expectativa é de um crescimento de 3,50% no PIB, o mesmo número das últimas semanas.

Maiores altas e baixas do Ibovespa

Confira algumas das maiores altas e baixas das ações do Ibovespa por volta das 10h40.

Bolsas no exterior

Além do Ibovespa, confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior.

  • Londres (FTSE 100): +0,32%
  • Frankfurt (DAX 30): +0,25%
  • Paris (CAC 40): +0,038%
  • Milão (FTSE/MIB): +0,83%
  • Xangai (SSEC): +0,24% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): +1,37% (fechada)
  • Nova York (S&P 500) futuro: +0,63%

Última cotação

Na sessão da última sexta-feira, o Ibovespa fechou em alta de 0,86%, a 94.637,06 pontos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião