Ibovespa opera em alta após aprovação da Medida Provisória pelo Senado

Nesta terça-feira (4), o Ibovespa opera em alta devido a aprovação da Medida Provisória pelo Senado.

Por volta das 10h10, o Ibovespa registrava uma alta de 0,28% alcançado 97.292,88 pontos. O mercado está reagindo positivamente a aprovação da medida que diz respeito ao pente-fino em benefícios previdenciários.

Além disso, segue no radar dos investidores, as duras críticas feito pelo secretário americano aos direitos humanos da China. Ademais, o país oriente responde.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Senado aprova MP

Na última segunda-feira (3), por volta das 21h, o Senado aprovou a Medida Provisória (MP) com 55 votos a favor e 12 contra. A votação precisava ser aprovada até a última segunda, caso contrário perderia a validade.

O porta-voz da presidência afirmou que a Medida Provisória é de “extrema importância”

Saiba Mais: Senado aprova MP Antifraude após acordo entre governo e oposição

Não é comum ao Senado a votação às segunda-feiras, por esse motivo, o presidente agradeceu aos senadores por estarem presentes.

“Quero agradecer publicamente a todos os senadores e senadoras que vieram em uma segunda-feira, exercer o seu mandato parlamentar, representado o povo brasileiro, sabendo da responsabilidade de votação desta MP que interessa ao País”, disse o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

As principais mudanças foram:

  • auxílio reclusão;
  • aposentadoria-rural;
  • auxílio-acidente;

Houve mudanças também sobre benefícios de pensão quando há tentativa de homicídio, despesas de vítimas de violência doméstica arcadas pelos agressores.

Além disso, instituições financeiras não poderão oferecer cartão de crédito a aposentados ou pensionistas e empresas serão responsáveis juntamente com a Previdência Social por trabalhadores acidentados por causa de negligência das normas de segurança do trabalho.

EUA tem expectativas frustradas com China

Na última segunda-feira, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, afirmou que o país norte-americano perdeu esperanças com a China. A declaração foi feita em referência aos direitos humanos e em pronunciamento ao massacre da protesto Praça Celestial.

“Durante as décadas seguintes, os EUA esperaram que a integração da China ao sistema internacional levasse a uma sociedade mais aberta e tolerante. Essas esperança se viram frustradas”.

Pompeo afirma que China frustrou expectativas; Pequim responde

Em resposta, o porta-voz de Pequim, disse que as declarações tinham como intuito atacar o sistema e depreciar as políticas internas.

“Esta é uma afronta ao povo chinês e uma grave violação do direito internacional e das normas básicas que reagem as relações internacionais. A parte chinesa manifesta seu forte descontentamento e sua firme oposição.”

Última cotação

Na última sessão, que ocorreu na segunda-feira (3), o Ibovespa encerrou estável com leve baixa de 0,01% com 97.020,48 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião