Ibovespa reverte e opera em queda; Usiminas e Gerdau sobem, Sabesp desaba

O Ibovespa reverteu a abertura desta quarta-feira (19) e opera em leve baixa no pregão. O mercado ameninza a onda otimista com a permanência de Paulo Guedes no governo e a “garantia” de respeito ao Teto do Gastos por parte do presidente Jair Bolsonaro, o que fez com que o índice subisse 2,48% na última terça-feira (18) — a maior alta desde o início de junho.

Por volta das 12h15, a cotação do Ibovespa caía 0,23%, para 101.830,54 pontos. Os destaques do dia ficam por conta de Marfrig, Usiminas e Gerdau Metalúrgica que lideram as altas. Por outro lado, Sabesp, Cogna e Eletrobras estão entre as maiores quedas do dia.

A Usiminas (USIM5) e a Gerdau (GOAU4) operam com uma alta de 5,29% e 4,13%, respectivamente, devido à expectativa do aumento do preço do aço. Os produtores do item podem elevar o preço em outubro, após reajustes de 10% em média entre agosto e setembro.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo Carlos Loureiro, presidente da Inda, entidade que representa distribuidores de aço, o preço será reajustado caso o atual cenário de oferta e demanda e de câmbio se mantiver nos atuais patamares. “Mantido o atual panorama de preços lá fora… E mantido o dólar como está, poderá haver um novo aumento em outubro”, acrescentou Loureiro em entrevista recente.

Em contraponto ao Ibovespa agora, a Marfrig (MRFG3) apresenta uma alta de 5,85%, na esteira do otimismo com o lucro líquido recorde apresentado na última semana, com uma alta de mais de mais 1.700% em comparação com o mesmo período do ano passado. A empresa possui aproximadamente R$ 4 bilhões em caixa, e está em um dos menores patamares de alavancagem financeira de sua história. A JBS (JBSS3) também reporta alta, com um avanço de 4,32% em suas ações.

A Sabesp (SBSP3), por sua vez, cai 6,91%, para R$ 51,71. As ações da empresa chegaram a cair mais de 10% após o governador de São Paulo, João Doria, dizer que a companhia voltará ao programa de capitalização. Segundo ele, “[a Sabesp] vai disputar concessões de distribuição e tratamento de água e do lixo”.

No mercado exterior, os investidores estão atentos à ata do Federal Open Market Committee (Fomc), que será publicada às 15h (horário de Brasília). Serão apresentadas as perspectivas da autoridade monetária norte-americana sobre as condições econômicas do país em meio ao novo coronavírus (Covid-19).

Papéis mais negociados do dia

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última terça-feira com uma alta de 2,48% — no entanto, ainda ficando cerca de 15% abaixo da máxima histórica, marca ultrapassada pelo S&P 500 na última terça-feira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião