Ibovespa inverte e cai mais de 1% com exterior no vermelho; Via Varejo tomba 5%

O Ibovespa, embora tenha aberto em leve avanço, inverteu e intensificou a queda nesta sexta-feira (4). Por volta das 12h15, o índice caía 1,48%, para 99.231,66 pontos. O mercado segue o cenário exterior que opera no vermelho — o S&P 500 recua quase 3%, após ter caído 3,44% na última quinta-feira (3), a maior queda desde meados de março. A Nasdaq opera em -4,3%.

A cotação do Ibovespa é influenciada pela queda de 3,92% do Magazine Luiza (MGLU3), que detém uma participação de mais de 2% no índice. Enquanto isso, a Via Varejo (VVAR3) recua 5,32% e a B2W (BTOW3) cai 5%. Os investidores das varejistas brasileiras ainda refletem o temor por um avanço ainda maior da Amazon (NASDAQ: AMZN) no Brasil. Na última quinta-feira, a gigante norte-americana deu início às operações em um novo centro de distribuição no País, situado em Cajamar, na Grande São Paulo.

Entretanto, o destaque negativo fica por conta da Hering (HGTX3), que tomba mais de 7%. No último mês, a ação da empresa tinha se valorizado mais de 30%. A Totvs (TOTS3) também apresenta uma baixa acentuada, de 5,16%. Na última quarta-feira (2), a empresa disse que pagaria a multa de R$ 100 milhões para fechar negócio com a Linx (LINX3).

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Por outro lado, a Qualicorp (QUAL3) lidera as altas nesta manhã, com um avanço de 7,64%. Há duas semanas, a empresa firmou uma parceria com a Intermédica (GNDI3). O objetivo da combinação é poder comercializar os produtos da NotreDame nos canais de venda próprios da Qualicorp. Além disso, a empresa registrou um avanço de 21,5% do lucro líquido no segundo trimestre.

A Braskem (BRKM5) também se destaca nesta sexta-feira, com um avanço de 3,37%. A empresa informou, na última quinta-feira, que, devido a forte recuperação da demanda por resinas no mercado brasileiro, a taxa de utilização de suas centrais petroquímicas no Brasil voltou à normalidade. Além disso, nos números de agosto, a empresa registrou um recorde.

O noticiário interno segue de olho nas tensões políticas entre o Congresso e o Ministério da Economia. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou, na última quinta-feira, em entrevista à “GloboNews”, que sua “interlocução” com o ministro Paulo Guedes está encerrada.

O protagonismo de Maia teria irritado o chefe da pasta econômica, fazendo com que Guedes proibisse os secretários do Ministério a dialogarem diretamente com o presidente da Câmara. Em função disso, Maia disse que passará a negociar com o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, “para não criar constrangimento mais para ninguém”.

Ações mais negociadas do dia

Confira quais ações são as mais negociadas em termos de volume financeiro no Ibovespa agora, por volta das 12h25:

Última cotação do Ibovespa

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quinta-feira com uma queda de 1,17%, a 100.721,36 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião