Ibovespa opera em leve alta com dados da produção industrial no radar

O Ibovespa opera em alta com os dados da produção industrial no radar e as informações de que o governo e o Congresso querem impulsionar a reforma tributária.

Por volta das 10h40, o Ibovespa apresentava variação positiva de 0,08% alcançando 117.421,29 pontos. O mercado reage também ao noticiário corporativo.

Além disso, os investidores também permanecem acompanhando o possível acordo comercial entre EUA e China.

Produção industrial

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou sua pesquisa sobre a produção industrial do mês de novembro de 2019. De 15 locais pesquisados, 11 apresentaram queda nos dados em relação ao mês de outubro.

Em nível nacional, a produção industrial caiu 1,2% de outubro para novembro, de acordo com dados divulgados pelo IBGE na última semana.

Reforma tributária

O governo e o Congresso brasileiro estão tentando entrar em um consenso para impulsionar a reforma tributária. A ideia é que ao fim do recesso parlamentar tenha início a tramitação da reforma com deputados e senadores.

O objetivo, segundo os parlamentares, é conseguir uma aprovação de alterações nos impostos até meados de junho, evitando assim que as eleições municipais atrapalhem a agenda. Entretanto, devido aos recentes desentendimentos entre o Senado e a Câmara sobre a reforma tributária, ainda há dúvidas de que a aprovação da reforma possa ser feita neste ano. Vale ressaltar que esta é uma das principais apostas do governo para 2020, tratando-se da agenda econômica.

EUA x China

A possível assinatura do acordo da primeira fase da disputa comercial entre Estados Unidos e China pode acontecer em breve. O encontro deve ocorrer na próxima quarta-feira (15), em Washington.

Noticiário corporativo

Cemig

O cargo de presidente da Cemig(CMIG3) foi ocupado, na última segunda-feira (13), por Reynaldo Passanezi. O executivo era presidente da transmissora Isa Cteep. Ele ficará no lugar de Cledorvino Belini, com o objetivo de avançar no programa de desinvestimentos da companhia.

Petrobras

A Petrobras (PETR3) pode demitir cerca de 1000 funcionários em Araucária, no Paraná, por conta do possível fechamento de uma fábrica de fertilizantes.

Última cotação do Ibovespa

No encerramento do pregão da última segunda-feira (13), o Ibovespa fechou em alta de 1,58% alcançando 117.325,28 pontos.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião