Ibovespa em queda com guerra comercial e Boletim Focus no radar

O Ibovespa inicia esta segunda-feira (23) em queda com a guerra comercial, Boletim Focus, Petrobras e Oi no radar.

Por volta das 10h40, o Ibovespa registrava uma variação negativa de -0,51% alcançando 140.287,57 pontos. O mercado está atento ao desdobramento da disputa comercial entre as duas maiores potencias econômicas.

Além disso, segue no radar dos investidores a previsão do Produto Interno Bruto brasileiro pelo banco central que permaneceu em 0,87%.

Guerra comercial

No final do último domingo (22), o Ministério do Comércio da China afirmou que foram mantidas “conversas construtivas” em Washington.

Confira Também: Guerra comercial faz com que Huawei esteja à frente da Apple no mercado chinês

Entretanto, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que quer um acordo “completo” com a China, e não um que inclua apenas o segmento do agronegócio, a delegação chinesa desistiu de visitar as fazendas norte-americanas. O setor agro é uma das pautas mais importantes nas negociações entre as duas potências.

Esse desfecho das negociações da última semana gerou preocupações pois existe a expectativa de um acordo provisório antes das eleições presidenciais do ano que vem.

Boletim Focus

Os economistas entrevistados pelo Banco Central (BC) no Boletim Focus reduziram as previsões para a inflação em 2019. A expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 3,45% para 3,44%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Os analistas das 100 principais instituições financeiras do mercado brasileiro mantiveram a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019. Segundo o Boletim divulgado nesta segunda-feira (23), a economia brasileira deverá crescer 0,87% esse ano.

Petrobras

Na última sexta-feira (20), a Petrobras (PETR3; PETR4) fechou um contrato de cessão de direitos creditórios com a Eletrobras (ELET3; ELET5; ELET6). Dessa forma, a petroleira receberá de forma antecipada cerca de R$ 8,4 bilhões.

Oi

A líder em 5G, Huawei, informou no último domingo (22) que não possui interesse em adquirir a operadora brasileira que está em recuperação judicial, Oi (OIBR3; OIBR4).

De acordo com a matéria exclusiva do SUNO Notícias, a operadora de telefonia móvel China Mobile estava pensando em unir forças com a Huawei para comprar a Oi.

Saiba Mais: Huawei diz que não possui interesse em adquirir Oi

A AT&T também pode estar acompanhando a operadora brasileira de perto, segundo o jornal “O Estado de São Paulo”. Mesmo negando o interesse, especialistas acreditam que a informação passada publicamente pelas empresas chinesas pode ser apenas uma forma de distrair o mercado. Isso porque após a ratificação da nova lei das teles no Congresso, a Oi despertou maior interesse de outras empresas.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, sexta-feira (20), o Ibovespa encerrou em alta de 0,46%, alcançando 104.817 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião