Ibovespa abre a semana em alta com novas informações sobre a guerra comercial

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), nesta segunda-feira (18), abriu a semana em alta.

Por volta das 10h22, o Ibovespa registrava uma variação positiva de 0,70% alcançando 107.307,01 pontos. O mercado está de olho no desenrolar das negociações da guerra comercial.

Além disso, os investidores estão atentos às novas previsões do Boletim Focus e o calendário da reforma tributária.

Disputa comercial

A Xinhua, a agência estatal de notícias da China, divulgou no último domingo (17) que o país asiático e os Estados Unidos tiveram “negociações construtivas”.

Os representantes discutiram as questões centrais da primeira fase de um possível acordo comercial entre as duas maiores potências do planeta. Além disso, ambos os países concordaram em manter uma comunicação próxima.

Confira: China e EUA tiveram negociações construtivas sobre acordo comercial

Segundo a agência, as negociações foram feitas pelo telefone com o vice-primeiro-ministro da China, Liu He, o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, além do secretário do Tesouro americano, Steven Mnunchin.

O secretário de Comércio norte-americano, Wilbur Ross, indicou na última sexta-feira (15), à FOX TV, que o país poderá, em breve, estabelecer um panorama de acordo com os asiáticos.

Focus

De acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (18), o Produto Interno Bruto (PIB) de 2020 deverá ser de 2,17%, frente a 2,08% divulgado na semana passada. Há quatro semanas, a estimativa era de 2,00%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Quanto à previsão do PIB deste ano, os economistas ouvidos pelo Banco Central (BC) mantiveram sua estimativa da semana passada. O crescimento esperado é de 0,92% ao fim de 2019. Quatro semanas atrás, a previsão era um pouco menor, de 0,88%.

Sobre a taxa básica de juros (Selic), o Boletim Focus desta segunda-feira mantém a previsão de 4,50% ao final de 2019, assim como na semana passada. Há quatro semanas, a previsão era a mesma.

Reforma tributária

O Ministério da Economia fechou um novo pacote de medidas para alterar o sistema tributário brasileiro. Vale ressaltar que o órgão administrativo já havia feito uma proposta anteriormente, sendo vetada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Na primeira fase da reforma tributária, que terá início ainda neste mês, o governo deverá enviar ao Legislativo um projeto de lei que liga o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento de Seguridade Social (Cofins).

Saiba mais: Saudi Aramco revela que venderá 1,5% das ações em IPO, arrecadando US$ 25,6 bilhões

Na segunda etapa, a ideia é encaminhar a mudança no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Esse tributo deverá ser, a partir desta reforma, algo seletivo aplicado a bens como cigarros, bebidas e veículos.

A terceira fase deverá ser entregue até março de 2020 e irá se concentrar no Imposto de Renda de pessoas físicas, com o aumento da faixa de isenção.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão antes do feriado, na quinta-feira (14), o Ibovespa encerrou o pregão com uma alta de 0,47%, chegando a 106.556,88 pontos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião