Ibovespa em queda devido a guerra comercial entre EUA e China

Nesta quinta-feira (23), o Ibovespa opera em queda mesmo após as tramitações das reformas, devido a guerra comercial.

Por volta das 10h10, o Ibovespa registrava uma queda de 0,31% alcançando 94.065,18 pontos. O cenário externo teve suas esperanças reduzidas após o Secretário do Tesouro americano, afirmar que nenhuma viagem a Pequim foi programada.

Além disso, o mercado segue atento ao último ponto da reforma administrativa que será votado nesta quinta. Ademais, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou na última quarta-feira (22) a tramitação da reforma Tributária.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Guerra comercial

Em entrevista a “CNBC”, o Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnunchin, disse que as autoridades americanas não estão programadas para ir a Pequim para a próxima rodada de negociações.

No entanto, Mnunchin não descarta a possibilidade de novas negociações. “Apoiamos nossos produtores. Se a China quiser voltar à mesa de negociações e seguir em frente com base em onde estávamos, estamos abertos a conversas.”

Essa declaração de que não há uma data reservada para novos acordos causou certa preocupação no mercado. Consequentemente as esperanças foi reduzida.

Câmara aprova texto base da reforma administrativa

Na última quarta-feira (22) o texto-base do projeto refente à medida provisória da reforma administrativa do governo de Jair Bolsonaro foi aprovado.

Durante a sessão:

  • conselho de Controle de Atividades Financeira (Coaf) foi tirado das mãos do ministro de Justiça, Sérgio Moro;
  • rejeitaram o desmembramento do Ministério do Desenvolvimento Regional em duas pastas;
  • retiraram a Funai do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos
  • rejeitaram a recriação do Ministério da Cultura;
  • rejeitaram a recriação do Ministério do Trabalho.

No entanto, ficou faltando um último ponto a ser analisado. O destaque a ser analisado trata sobre a proibição da investigação de corrupção por auditores da Receita Federal. Essa proposta proíbe o auditor de investigar crime que não seja de ordem fiscal.

Saiba Mais: Câmara vota nesta quinta último ponto da reforma administrativa; entenda

A votação foi adiada devido ao desentendimento que causou tumulto na Câmara. Os líderes do Centrão alegaram que o PSL e a oposição descumpriram acordo durante a votação da reforma administrativa. No entanto o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, decidiu encerrar a votação e remarcar para esta quinta-feira às 9h.

Reforma Tributária

Na última quarta a CCJ aprovou a tramitação da reforma Tributária.O texto aprovado foi dos próprios parlamentares, sem esperar pela proposta do governo, que deveria ser enviada após aprovação da reforma da Previdência.

Saiba Mais: Dólar em alta com tramitação de reformas no Congresso no radar

Como base, o texto teve as ideias do economista Bernardo Appy, a proposta quer unificar cinco tributos : IPI, PIS, Confins, ICMS e ISS em apenas um. Esse tributo será o Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS).

Última sessão

Na última sessão, que ocorreu na quarta-feira (22), o Ibovespa encerrou em queda de 0,13%, muito próximo da estabilidade com 94.360,66 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião