Balanços da semana

Ibovespa futuro abre estável; pacote de estímulos e coronavírus no radar

O Ibovespa futuro abriu de forma estável nesta quinta-feira (22), atento às bolsas mundiais que caem com os temores pela força da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), e o atraso no novo pacote de estímulos financeiros norte-americanos.

Por volta das 9h30, o Ibovespa futuro operava com uma queda de 0,06%. Os investidores permanecem de olho nas discussões entre os representantes democratas norte-americanos junto à Casa Branca acerca de um novo pacote trilionário de ajuda financeira a famílias e empresas.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, progrediram em suas últimas conversas e se pronunciarão novamente hoje. Segundo o chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, o acordo que está sendo costurado é de US$ 1,9 trilhão.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A pressão sobre os mercados é intensificada em função do aumento dos casos da pandemia, principalmente na Europa. As infecções na Alemanha saltaram para um recorde e o ministro da Saúde da Espanha afirmou que a disseminação do vírus está fora de controle em certas partes do país. As hospitalizações nos Estados Unidos atingiram a máxima dos últimos dois meses. Novas medidas drásticas de contenção da doença podem trazer impactos à atividade econômica dessas regiões.

Ainda no front exterior, o governo estadunidense informou nesta quinta-feira que os pedidos de seguro-desemprego na semana encerrada no dia 17 de setembro foram de 787 mil. A estimativa de especialistas ouvidos pela “Bloomberg” era de 870 mil pedidos.

Por aqui, chama atenção a declaração do presidente Jair Bolsonaro sobre a vacina chinesa Coronavac, que está sendo produzida pela farmacêutica asiática Sinovac junto ao Instituto Butantã para São Paulo. O mandatário disse que o medicamento não será comprado pelo Ministério da Saúde, mesmo após o ministro da pasta, Eduardo Pazuello, anunciar a aquisição de 46 milhões de doses da vacina.

As taxas de juros futuras operam em alta nesta manhã. Por volta das 9h40, os contratos de juros futuros baseados no Depósito Interfinanceiro (DI) negociados na B3 para janeiro de 2022 estão em alta de 0,93%, para 3,27%. Os papéis para janeiro de 2023, sobem 0,66%, para 4,61%; para janeiro de 2025, avançam 0,63%, para 6,43%; para janeiro de 2027, operam com alta de 0,69%, para 7,33%.

Por volta do mesmo horário, o dólar norte-americano era negociado na venda a R$ 5,618, com uma alta de 0,07%.

O Ibovespa futuro é um contrato derivativo do mercado financeiro negociado sobre a expectativa do valor, em pontos, que o mercado à vista terá em uma data posterior. Além de indicar o possível destino do índice quando o sino de abertura do mercado tocar, os negociadores podem comprar ou vender esse contrato em determinada pontuação para o índice em uma data futura.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião