Ibovespa futuro opera em baixa, com informações mistas do exterior

O Ibovespa futuro abriu em leve queda nesta quarta-feira (21), digerindo as informações mistas vindas do exterior. Por volta das 9h20, o mercado futuro do maior índice acionário da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) recuava 0,17%.

O Ibovespa futuro monitora as discussões sobre o novo pacote de estímulos financeiros dos Estados Unidos — movimento que animou os mercados no início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O prazo estabelecido pela presidente do Congresso norte-americano, Nancy Pelosi, que expirava na última terça-feira (20), foi deixado para trás após a Casa Branca e os representantes democratas dizerem que continuam a negociar o plano de auxílio a famílias e empresas.

No Brasil, o governo federal disse, na última terça-feira, que pretende adquirir vacinas desenvolvidas pelo Instituto Butantã e a chinesa Sinovac; o medicamento ficou conhecido como Coronavac. O anúncio chamou atenção pelo fato da vacina ter origem chinesa, uma vez que a potência asiática tem sido fortemente criticada por governantes brasileiros e dos Estados Unidos pela disseminação da pandemia. O presidente Jair Bolsonaro, todavia, negou nesta quarta-feira que as vacinas seriam compradas.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Por outro lado, a retomada da força da Covid-19, sobretudo na Europa, volta a assombrar os investidores do Velho Continente; as bolsas europeias operam no vermelho nesta quarta-feira. Os mercados continuam de olho nas negociações entre Reino Unido e União Europeia (UE) acerca dos acordos comerciais do pós-Brexit. Na última terça-feira, a UE diz ter pressionado os negociadores britânicos para a retomada das conversas.

Voltando ao cenário interno, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, defendeu, em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, a criação de um cronograma para votar cortes de gastos que viabilizem a criação de um novo programa social mais amplo que o Bolsa Família, sem furar o teto de gastos.

Esse processo serviria para dar tranquilidade fiscal ao Brasil. O programa social vem sendo chamado provisoriamente de Renda Cidadã, e deve substituir o Bolsa Família ainda no governo Bolsonaro. Maia afirmou que o cronograma deveria ser concluído com “máxima urgência”.

Nesta quarta-feira, o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, disse que o Tesouro fechará 2020 com liquidez para pagar as dívidas que vencem no primeiro quadrimestre do ano que vem.

As taxas de juros futuras, no entanto, operam em alta nesta manhã. Por volta das 9h42, os contratos de juros futuros baseados no Depósito Interfinanceiro (DI) negociados na B3 para janeiro de 2022 estão em alta de 0,62%, para 3,26%. Os papéis para janeiro de 2023, sobem 0,44%, para 4,57%; para janeiro de 2025, avançam 0,31%, para 6,39%; para janeiro de 2027, operam com alta de 0,28%, para 7,28%.

O Ibovespa futuro é um contrato derivativo do mercado financeiro negociado sobre a expectativa do valor, em pontos, que o mercado à vista terá em uma data posterior. Além de indicar o possível destino do índice quando o sino de abertura do mercado tocar, os negociadores podem comprar ou vender esse contrato em determinada pontuação para o índice em uma data futura.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião