Balanços da semana

Ibovespa futuro opera em alta, de olho no exterior e Copom

O Ibovespa futuro opera em alta nesta terça-feira (27), seguindo as bolsas de Nova York, que procuram se recuperar da queda do último pregão. Por volta das 9h25, o contrato futuro do maior índice acionário da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) apresentava uma alta de 0,45%.

Nesta semana, os mercados iniciaram com pessimismo frente a ascensão da segunda onda da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Hemisfério Norte. A volatilidade que antecede as eleições presidenciais norte-americanas também mostra-se presente, e com o Ibovespa futuro não é diferente.

A média de sete dias de novos casos da doença nos Estados Unidos atingiu o recorde de 68.767 ontem, outra indicação de que o país está enfrentando um novo surto de infecções conforme o clima esfria. A Espanha anunciou, na última semana, que passaria a fazer um toque de recolher em todo o país, declarando um estado de emergência. A Itália instaurou as medidas de conteção da pandemia mais fortes desde maio, obrigando o fechamento de bares e restaurantes às 18h.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Por aqui, às 5h, foi divulgado o resultado do IPC-Fipe, com avanço de 1,10% na terceira quadrissemana de outubro. Mais tarde, o Tesouro Nacional realizará leilões de rolagem de swap cambial a partir das 11h30. Já às 14h30, o Tesouro divulgará o relatório mensal da dívida pública de setembro — no mês anterior, a dívida era de R$ 4,41 trilhões.

Esta terça-feira também marca o primeiro dia da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que será encerrada na próxima quarta-feira (28), com a decisão sobre a taxa básica de juros da economia (Selic). O mercado espera que a autoridade monetária, composta pelo colegiado do Banco Central (BC), mantenha a taxa em 2%.

Por volta das 9h40, os contratos de juros futuros baseados no Depósito Interfinanceiro (DI) negociados na B3 para janeiro de 2022 apresentava uma alta de 0,29%, a 3,40%. Os papéis para janeiro de 2023 sobem 0,41%, para 4,86%; para janeiro de 2025 avançam 0,61%, para 6,61%; para janeiro de 2027, operam com alta de 0,13%, para 7,44%.

Por volta do mesmo horário, o dólar norte-americano era negociado na venda a R$ 5,62, com uma alta de 0,14%.

O Ibovespa futuro é um contrato derivativo do mercado financeiro negociado sobre a expectativa do valor, em pontos, que o mercado à vista terá em uma data posterior. Além de indicar o possível destino do índice quando o sino de abertura do mercado tocar, os negociadores podem comprar ou vender esse contrato em determinada pontuação para o índice em uma data futura.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião