Grana na conta

Ibovespa abre em alta de 3% após fechar a última semana no vermelho

O Ibovespa abriu em alta nesta segunda-feira (27), após encerrar a última semana no vermelho refletindo as turbulências políticas e avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Por volta das 10h15, o Ibovespa variava positivamente 3,10%, a 77.665,96 pontos. O mercado recebeu de forma positiva a declaração do presidente Jair Bolsonaro na manhã desta segunda-feira, quando disse que o ministro Paulo Guedes é “homem que decide a economia no Brasil”.

Na Suno One você aprende como fazer o seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se agora.

Ademais, os investidores estão atentos ao início dos resultados trimestrais das empresas listadas na B3 referentes aos primeiros três meses de 2020, período fortemente impactados pelo coronavírus.

Bolsonaro e Paulo Guedes

Em entrevista coletiva no Palácio da Alvorada na manhã desta segunda-feira (27), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o “homem que decide a economia” no Brasil é o ministro da Economia, Paulo Guedes.

“Acabei mais uma reunião aqui tratando de economia. E o homem que decide a economia no Brasil é um só: chama-se Paulo Guedes. Ele nos dá o norte, nos dá recomendações e o que nós realmente devemos seguir”, disse Bolsonaro.

Bolsonaro estava acompanhado, além de Guedes, da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.

Guedes disse que o governo permanece firme com sua proposta de política econômica de responsabilidade fiscal. Segundo ele, os gastos públicos extraordinários ocorridos devido ao coronavírus são uma “exceção” em sua política econômica.

“Queremos reafirmar a todos que acreditam na política econômica que ela segue e a mesma política econômica”, disse o ministro. “Quando há um problema, como de saúde, o presidente fala: ‘Olha vamos par um programa de exceção'”, explicou Guedes.

Boletim Focus

Os especialistas do mercado financeiro, responsáveis pela elaboração do Boletim Focus, cortaram a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano pela 11ª semana consecutiva.

Na divulgação desta segunda-feira (27), a estimativa é de recessão na economia brasileira com uma queda de 3,34%. Na semana passada a previsão era de -2,96%. Na primeira divulgação de 2020, o relatório previa um crescimento de 2,30% na economia brasileira.

Confira: Sérgio Moro: mercado vê perda de apoio e problema econômico após demissão

Já a previsão da taxa básica de juros da economia (Selic) para 2020 se manteve em 3,0%. Há cerca de seis semanas, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu cortar a taxa de juros mais uma vez, deixando-a em 3,75%, no menor patamar de sua série histórica, deixando aberta a possibilidade de novos cortes.

Além disso, segundo os especialistas ouvidos pela autoridade monetária central do Brasil, a inflação de 2020 será de 2,0%. Na última semana, a estimativa era de 2,23% para o IPCA.

Resultados trimestrais

Com o início da divulgação dos resultados trimestrais do primeiro trimestre de 2020, as empresas listada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) começam a apresentar seu primeiros balanços do ano.

Nesta semana, serão divulgados resultados importantes, como da Vale (VALE3) e dos bancos Santander (SANB3) e Bradesco (BBDC4). Confira outros balanços que serão publicados até a próxima quinta-feira (30), antes do feriado do Dia do Trabalho, em 1º de maio.

Maiores altas e baixas do Ibovespa

Confira algumas das maiores altas e baixas das ações do Ibovespa por volta das 10h45.

Bolsas no exterior

Além do Ibovespa, confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior.

Última cotação

Na sessão da última sexta-feira, o Ibovespa encerrou em queda de 5,45%, a 75.330,60 pontos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião