Ibovespa fecha em queda de 1,17%, a 100.721,36 pontos

Ibovespa encerrou o pregão desta quinta-feira (3) em queda de 1,17%, a 100.721,36 pontos.

O Ibovespa hoje abriu em queda enquanto o mercado acionário estava atento à produção industrial que cresceu 8% em julho, em comparação com o mês anterior. Esse é o terceiro mês seguido de crescimento, embora a atividade industrial ainda esteja abaixo do nível reportado em fevereiro.

Além disso, o mercado de ações de tecnologia despencou nos EUA no início da tarde desta quinta-feira, marcando uma mudança abrupta de curso para as empresas que haviam levado a alta para recordes nos últimos dias. A cotação do Dow Jones Industrial Average fechou o dia com uma baixa de 2,78%, a 28.292,73 pontos.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

As ações de tecnologia da Nasdaq caíram 2,10% hoje, e fecharam o pregão a 360,58 pontos, enquanto o S&P 500 registrou uma queda de 3,51%, fechando o pregão a 3.455,06 pontos, após ganhos em 11 das 13 sessões anteriores.

Além disso, confira as principais notícias que movimentaram o mercado nessa quinta-feira:

  • Vale (VALE3) se manifesta sobre ação do MPF em relação a segurança de barragens
  • Embraer (EMBR3) demitirá 2,5 mil colaboradores no Brasil
  • Gafisa (GFSA3) compra ativos imobiliários da Calçada S.A
  • Bolsas no exterior
  • Última cotação do Ibovespa

Vale (VALE3)

A Vale (VALE3) informou, nesta quinta-feira, que tomou conhecimento, através de matérias veiculadas na imprensa, de ajuizamento de ação civil pública pelo Ministério Público Federal, com um pedido de intervenção judicial na mineradora para garantir a segurança de barragens. “A Companhia não foi citada do feito e apresentará sua manifestação nos autos do processo, no prazo legal”, informou a empresa.

A Vale salientou ainda que as suas práticas de gestão atuais de suas estruturas minerárias estão em linha com as melhores referências globais do setor. A mineradora também afirmou que implementou mudanças durante os últimos 18 meses para fortalecer ainda mais a segurança de seus processos operacionais e de gestão de suas estruturas geotécnicas.

Embraer (EMBR3)

A Embraer (EMBR3) anunciou que demitirá 2,5 mil colaboradores no Brasil. De acordo com a companhia, do total, 1,6 mil desligamentos estão ligados a adesões ao Plano de Demissões Voluntárias, que terminou na última quarta-feira. Os outros 900 cortes foram feitos pela empresa para assegurar a sustentabilidade da companhia.

Segundo a Embraer, a medida teve que ser tomada devido aos impactos causados pela pandemia de coronavírus (Covid-19), além do cancelamento da parceria com a Boeing. A Embraer possuía uma força de trabalho de aproximadamente 16 mil funcionários no País. Do total, 10 mil atuam na sede da companhia em São José dos Campos. A empresa não informou o número de desligamentos por unidade.

O terceiro PDV, encerrado na quarta, foi aberto durante a pandemia. A ideia da companhia era ajustar o quadro de funcionários de maneira que os impactos causados pela pandemia fossem diminuídos. Os desligamentos dos 1,6 mil colaboradores que aderiram ao PDV da Embraer serão efetivados na sexta-feira (4).

Gafisa (GFSA3)

A Gafisa (GFSA3) informou aos seus acionistas e ao mercado em geral, nessa quinta-feira, através de fato relevante que comprou ativos imobiliários, em diferentes estágios de desenvolvimento, da Calçada S.A, na cidade do Rio de Janeiro.

Entretanto, a Gafisa explicou no documento que a concretização da aquisição dependerá do cumprimento de condições precedentes, incluindo a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Além disso, a companhia salientou que com essa transação “reitera a sua confiança no Rio de Janeiro, segundo maior mercado imobiliário nacional”.

Além do Ibovespa: Bolsas no exterior

Além da cotação do Ibovespa, confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior:

  • Londres (FTSE 100): – 1,52%
  • Frankfurt (DAX 30): – 1,40%
  • Paris (CAC 40): – 0,44%
  • Milão (FTSE/MIB): – 1,54%
  • Nova York (S&P 500):  – 3,51%

Última cotação do Ibovespa

O Ibovespa encerrou as negociações na última quarta-feira (2) com uma queda de 0,25%, a 101.911,13 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião