Ibovespa fecha em queda de 0,38% com investidores a espera do Datafolha

Em dia volátil, o Ibovespa fechou com desvalorização de 0,38% com 83,430 pontos, com os investidores de olho nos boatos sobre o Datafolha que será anunciado hoje às 17h00 (horário de Brasília) e a pesquisa Ibope de ontem à noite. O aumento da taxa de juros sobre os Treasuries – título de dívida norte-americano de dez anos- também ajudou na queda da bolsa brasileira.

O cenário eleitoral norteou novamente o Ibovespa. O suposto vazamento do Datafolha – que índica “bons números para Jair Bolsonaro”, fez com que no meio do pregão o índice saltasse 1500 pontos, chegando a máxima do dia 0,19%, entretanto a pressão do mercado externo fez com que o índice voltasse para o vermelho. Além disso, o mercado também refletia os resultados do Ibope.

A pesquisa indicou Jair Bolsonaro (PSL) permanecendo na primeira posição com 32% e Fernando Haddad (PT) na segunda colocação com 23%, seguido por Ciro Gomes (PDT), 10%, e Geraldo Alckmin (PSDB) 7%.
Marina Silva (Rede) agora aparece com 4%, sendo seguida por João Amoedo (Novo), que chegou em 3% das intenções de voto. Também pontuaram Henrique Meireles (MDB, 2%); Alvaro Dias (Podemos, 2%); Cabo Daciolo (Patriotas, 2%) e Guilherme Boulos (PSOL, 1%).

Em um cenário de segundo turno envolvendo Haddad e Bolsonaro, a pesquisa mostra empate. Sendo que o candidato do PSL tem 41% e o petista 43%. A margem de erro são de dois pontos para cima ou para baixo.
No cenário externo, a alta do juros sobre o título do Tesouro americano de dez anos teve seu maior rali desde de 2016 – cerca de 3,2 a.a, no período da corrida eleitoral vencida por Donald Trump.

O movimento leva a um aumento do dólar em todo o mundo. No Brasil a moeda fechou o dia em alta de 0,22% custando 3,89 reais.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião