Ibovespa fecha em alta de 2,9%, a 87.946,25 pontos

O Ibovespa encerrou o pregão desta quarta-feira (27) em alta de 2,9%, a 87.946,25 pontos.

Pela manhã o Ibovespa também abriu em alta com os investidores atentos a avaliação da Comissão Europeia de mais um pacote de estímulos da economia.

Além disso, segundo o Caged, o Brasil registrou o fechamento de 860.503 vagas de trabalho formal em abril, por influência do novo coronavírus (Covid-19).

Garanta acesso ao Suno One, a central de informações para quem quer aprender a investir. Acesse gratuitamente clicando aqui.

Confira as principais notícias que movimentaram o mercado nessa quarta-feira:

  • Coronavírus: País perde 860 mil empregos no pior abril em 29 anos
  • Quarentena em São Paulo é prorrogada; plano de flexibilização é apresentado
  • Marfrig (MRFG3) anuncia joint-venture para explorar produtos vegetais
  • Iguatemi (IGTA3) estuda lançar plataforma de e-commerce em 5 cidades
  • Bolsas no exterior
  • Última cotação do Ibovespa

Brasil perde 860 mil empregos no pior abril em 29 anos

O Brasil registrou o fechamento de 860.503 vagas de trabalho formal em abril, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira. Foi o primeiro mês completo sob restrição de funcionamento de empresas para conter o avanço do coronavírus.

Em abril do ano passado, foram registrados 129.601 novos postos de trabalho com carteira assinada, com 1.374.628 admissões e 1.245.071 demissões. Em abril deste ano, as contratações ficaram em 598.596, queda de 56,5% na comparação ano a ano. O número de desligamentos chegou a 1.459.099, alta de 17,2% no número de demissões em relação ao mesmo período do ano passado.

Saiba mais: Coronavírus: País perde 860 mil empregos no pior abril em 29 anos

No acumulado deste ano até abril, houve 4.999.981 admissões, queda de 9,6% em relação ao igual período de 2019, e 5.763.213 demissões no País, aumento de 10,5% na comparação anual, com resultado de -763.232. Vale destacar que o número de admissões de janeiro a abril do ano passado foi de 5.529.457 e de demissões foi de 5.215.622 no período, com um saldo positivo de 313.835.

O Estado de São Paulo, em valores nominais, teve o pior desempenho com -260.902 vagas. Minas Gerais aparece em segundo lugar com -88.298, seguida de Rio de Janeiro (-83.626) e Rio Grande do Sul (-74.686).

Quarentena em São Paulo é prorrogada

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou no início da tarde desta quarta-feira, a prorrogação da quarentena no estado por 15 dias. Além disso, foi apresentado um plano de flexibilização e reabertura da economia.

“A partir do dia 1º de junho, por 15 dias, manteremos a quarentena, porém, com uma retomada consciente de algumas atividades econômicas no estado de São Paulo”, afirmou Doria, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

Saiba mais: Quarentena em São Paulo é prorrogada; plano de flexibilização é apresentado

Nomeado de ‘Plano São Paulo‘, o plano de flexibilização das medidas de isolamento social possui cinco etapas. Todas as regiões serão classificadas em fases por cor. Os critérios serão definidos pela secretaria estadual da Saúde e pelo Comitê de Contingência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Marfrig (MRFG3)

A Marfrig (MRFG3) anunciou, na noite da última terça-feira (26), que seu Conselho de Administração deliberou aprovar a joint-venture entre a companhia, por meio de sua subsidiária NBM US Holdins, e a norte-americana Archer-Daniels-Midland Company, mais conhecida como ADM (NYSE: ADM).

O acordo fará com que a Marfrig tenha acesso à fabricação e venda de carne e outros produtos com base vegetal nas Américas do Sul e do Norte, com possibilidade de abertura a outros mercados. A joint-venture se chamará Plant Plus Foods.

Saiba mais: Marfrig (MRFG3) anuncia joint-venture para explorar produtos vegetais

Inicialmente, a companhia brasileira terá 70% de participação na nova empresa, sendo responsável pela produção e distribuição dos produtos, utilizando suas unidades nas instalações, sobretudo, de Várzea Grande, no Mato Grosso.

Iguatemi (IGTA3)

De acordo com informações da agência “Reuters”, a Iguatemi (IGTA3) estuda o lançamento de sua plataforma de e-commerce (comércio eletrônico) em 5 cidades. A ferramenta se chama “Iguatemi 365”. A ideia do lançamento surgiu após a empresa ter notado o crescimento de 20 vezes nas vendas online durante a pandemia de coronavírus.

O presidente-executivo, Carlos Jereissati, afirmou a analistas e investidores que a empresa está “em fase final de negociação para adicionar marcas mais relevantes à plataforma, com planos de levar o Iguatemi 365 para cinco novas cidades a serem anunciadas nos próximos dias”.

O Iguatemi registrou um lucro líquido de R$ 12,5 milhões no primeiro trimestre de 2020. Os resultados da empresa foram divulgados na noite da última terça-feira.

Bolsas no Exterior

Além do Ibovespa, confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, terça-feira, o Ibovespa encerrou em queda de 0,23%, a 85.468,91 pontos.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião