Ibovespa fecha em alta de 2,15%, a 68.331,80 pontos

O Ibovespa encerrou nesta quinta-feira (19) em alta de 2,15 , a 68.331,80 pontos.

Hoje, por volta das 10h20, o Ibovespa variava negativamente a 2,51%, a 65.214,80 pontos. O avanço do coronavírus (Covid-19) na China foi paralisado, enquanto na Europa e no Brasil cresce a cada dia.

Confira as maiores altas do Ibovespa:

Confira as maiores baixas do Ibovespa:

Confira quais foram as notícias que movimentaram o mercado nessa quinta:

  • Câmara aprova decreto de calamidade pública;
  • Bancos norte-americanos estimam queda do PIB brasileiro;
  • Trisul (TRIS3) anuncia programa de recompra de ações;
  • Petróleo dos EUA em queda.

Calamidade pública é decretada

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (18), o decreto de reconhecimento de calamidade pública enviado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. O intuito é colaborar com o combate ao avanço do coronavírus (Covid-19).

A proposta, que seguirá para o Senado Federal, caso seja aprovada em definitivo, permitirá que o poder Executivo realize mais gastos públicos, sobretudo na área da saúde, onde demanda mais custos no enfrentamento ao coronavírus, e descumpra a meta fiscal estabelecida para 2020.

Saiba mais:Coronavírus: Câmara aprova decreto de calamidade pública

“Ao reconhecer a calamidade pública, o Congresso permite o descumprimento das metas fiscais, e o governo vai ter condições de fortalecer o Sistema Único de Saúde, que é o principal instrumento de combate ao coronavírus”, disse o deputado, Orlando Silva (PCdoB-SP).

Bancos cortam previsão de crescimento do PIB

Diversas instituições financeiras internacionais recentemente revisaram suas estimativas sobre o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020. Nesta quinta-feira, o banco norte-americano Bank of America (BofA) cortou a previsão de crescimento de 1,5% para a retração de 0,5%.

Para o banco, o PIB brasileiro irá sofrer os impactos causados pelo coronavírus na economia doméstica. Além disso, para o BofA, a economia global crescerá 0,50% neste ano.

Saiba mais: PIB: bancos norte-americanos estimam contratação da economia brasileira

“As notícias sobre a Covid-19 desencadearam uma onda de revisões, com economistas e estrategistas diminuindo repetidamente suas previsões. Agora, esperamos que a doença cause uma recessão global em 2020, de magnitude semelhante às recessões de 1982 e 2009”, informou o BofA em relatório.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A Trisul (TRIS3) anuncia programa de recompra de ações

A Trisul S.A. (TRIS3) anunciou por meio de um fato relevante na última quarta-feira um programa de recompra de suas ações. Segundo a construtora, o programa aprovado pelo seu Conselho de Administração terá 12 meses de duração.

Segundo a Trisul, o objetivo pela recompra de ações é a manutenção das mesmas em tesouraria ou para cancelamento, promovendo a utilização do caixa da empresa, “visando maximizar a geração de valor para os acionista da companhia”.

Saiba mais: Trisul (TRIS3) anuncia programa de recompra de ações

Serão recompradas até cinco milhões de papéis ordinários, nominativos, escriturais e sem valor nominal, o que representa 6,3% das ações em circulação no mercado (free float). Atualmente, estão em circulação 78,91 milhões de ações.

Petróleo nos EUA cai a menor patamar em 17 anos

O preço do barril de petróleo nos Estados Unidos abriu em forte queda nesta quarta-feira. A cotação da commodity no país norte-americano atingiu o menor patamar desde 2003, quando o Iraque foi invadido.

Na última vez que o preço do petróleo esteve em níveis tão baixos nos Estados Unidos, a China ainda estava no processo de se tornar uma potência econômica, o que viria a elevar o consumo do petróleo nos anos subsequentes.

Última cotação do Ibovespa

No último pregão, na quarta-feira, o Ibovespa fechou em queda de 10,35%, a 66.894,95 pontos.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião