Ibovespa fecha em alta de 0,64% a 112.615,656 pontos

O Ibovespa fechou, nesta terça-feira (17), em alta. O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) teve alta de 0,64% a 112.615,656 pontos.

O Ibovespa registrou alta devido a vários fatores. Entre as notícias do dia, a CPMF pode prejudicar mercado de capitais, diz presidente da B3.

Além disso, contribuíram para o resultado desta terça:

  • Petrobras inicia fase vinculante para venda de blocos da Bacia Sergipe-Alagoas;
  • Via varejo: nova fase da investigação pode impactar no balanço do 4T;

CPMF

O presidente da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), Gilson Finkelsztain, afirmou, nesta terça (17), que a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) pode ser prejudicial ao mercado de capitais.

Saiba mais: CPMF pode prejudicar mercado de capitais, diz presidente da B3

A declaração do presidente da B3 ocorreu um dia após o porta-voz da Presidência, general Otávio do Rêgo Barros, afirmar que o Ministério da Economia estuda um novo imposto semelhante à antiga CPMF. Além disso, o presidente Jair Bolsonaro sinalizou que um tributo nestes moldes pode retornar.

“É um imposto em cascata, acaba sendo um imposto que onera investidor. Nos preocupamos que essa agenda prejudique o desenvolvimento de mercado”, afirmou Finkelsztain.

Petrobras

A Petrobras (PETR3;PETR4) anunciou que a fase vinculante de venda de sua parte em 15 blocos exploratórios, da Bacia de Sergipe-Alagoas, teve início nesta terça (17).

Saiba mais: Petrobras inicia fase vinculante para venda de blocos da Bacia Sergipe-Alagoas

Os habilitados para esta fase irão receber um convite com orientações sobre o processo de venda de participação da Petrobras.

Segundo a petroleira, esta operação “está alinhada à otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor para os acionistas”.

Do total de 15 blocos exploratórios que estão no processo de desinvestimento, oito são de exclusividade da Petrobras. No restante dos blocos, a estatal petroleira e a Nova Petróleo são parceiras nas concessões, sendo que cada uma tem metade da participação.

Via Varejo

As investigações sobre uma possível fraude fiscal na Via Varejo (VVAR3), reveladas com exclusividade pelo SUNO Notícias, devem ser encerradas em fevereiro. A informação foi divulgada pelo diretor de relações com investidores da empresa, Orivaldo Padilha.

Saiba mais: Via varejo: nova fase da investigação pode impactar no balanço do 4T

Segundo Padilha, a terceira fase da investigação, anunciada na semana passada e que identificou possíveis irregularidades, deve acabar no início de 2020. Os resultados podem ser refletidos já no balanço do quarto trimestre da Via Varejo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

“O comitê [de investigação] definiu ter uma terceira fase para apurar possíveis irregularidades e identificar com mais clareza todos os envolvidos. Será encerrada em fevereiro a ponto de incorporarmos eventuais problemas já no fechamento deste ano”, disse o executivo em reunião com investidores.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, segunda-feira (16), o Ibovespa encerrou o pregão com uma queda de 0,3%, a 112.227,21 pontos.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião