Ibovespa fecha em alta de 0,26% a 110.963,867 pontos

O Ibovespa fechou, nesta quarta-feira (11), em alta. O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) teve alta de 0,26% a 110.963,867 pontos.

Baixe o relatório gratuito da SUNO sobre o IPO da XP Investimentos 

O Ibovespa registrou alta devido a vários fatores. Entre as notícias do dia, o Fed manteve as taxas de juros dos Estados Unidos inalteradas.

Além disso, contribuíram para o resultado desta quarta:

  • Banco Central cortou taxa Selic de 0,50%; taxa vai para 4,50% ao ano;
  • Credores da Oi não previram risco da Lava Jato na renegociação da dívida, diz jornal;

Taxa de Juros dos EUA

O Banco Central norte-americano, Federal Reserve (Fed), decidiu manter inalteradas as taxas de juros dos Estados Unidos, após uma reunião de política monetária realizada nesta quarta (11). Dessa forma, a taxa básica permanece no intervalo de  1,5% e 1,75%.

Saiba mais: Fed mantém taxas de juros dos Estados Unidos inalteradas

A inalteração acontece após três cortes consecutivos realizados pelo Fed no ano. Na última reunião, o intervalo era de 1,75% a 2%, antes da decisão do corte ser feita. A decisão foi tomada por membros do comitê de política monetária do Banco Central dos EUA

Banco Central

Nesta semana, após a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a taxa básica de juros do Brasil (Selic) foi cortada novamente. Até a tarde da última quarta-feira (11), ela se encontrava em 5% ao ano, porém, com o novo corte, ela caiu para 4,5%, a nova mínima histórica. Dessa forma, os investidores e as pessoas que estão pensando em começar a investir devem ficar atentas aos efeitos dessa manobra. Isso porque a Selic interfere diretamente na economia do País.

Saiba mais: Banco Central corta Selic de 0,50%; taxa vai para 4,50% ao ano

Após a decisão de corte na taxa Selic, o Banco Central informou que: “a conjuntura econômica prescreve uma política monetária estimulativa”. Para a instituição monetária central: “o atual estágio do ciclo econômico recomenda cautela na condução da política monetária”.

Oi

Os credores da Oi (OIBR3; OIBR4) não computaram o risco da Lava Jato no preço da renegociação da dívida de R$ 32 bilhões.

Saiba mais: Credores da Oi não previram risco da Lava Jato na renegociação da dívida, diz jornal

De acordo com a publicação do jornal “Estado de S.Paulo”, apesar da operação de renegociação estar em andamento desde quando a Oi entrou em recuperação judicial, em 2016, e com as publicações sobre o favorecimento da operadora ao filho ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, o tema nunca foi pauta das reuniões.

Última cotação do Ibovespa

Na última cotação, terça-feira, o Ibovespa registrou uma queda de 0,28%, a 110.672,01 pontos.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião