Ibovespa abre semana estável, atento ao exterior e projeções econômicas

O Ibovespa abriu em leve alta nesta terça-feira (13), na volta do feriado de Nossa Senhora Aparecida. Na última segunda-feira (12), os mercados norte-americanos, que funcionaram normalmente, operaram em alta; o S&P 500 encerrou o pregão com um avanço de 1,64%. Os American Depositary Receipts (ADRs) brasileiros nos Estados Unidos também fecharam no azul, o que deve levar a um ajuste no pregão de hoje.

Por volta das 10h19, a cotação do Ibovespa subia 0,06%, para 97.545 pontos. No exterior, no entanto, os mercados operam no vermelho após a Johnson & Johnson revelar que paralisou os testes de sua vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) após um dos 60 mil voluntários ter adoecido durante o processo.

“Interrompemos temporariamente a administração de novas doses em todos os nossos ensaios clínicos da vacina da Covid-19, incluindo o ensaio ENSEMBLE de fase 3, devido a uma doença inexplicada em um participante do estudo”, informou a farmacêutica em comunicado.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

De acordo com as diretrizes da Johnson & Johnson, estudos dessa natureza podem ser interrompidos para determinar se o efeito adverso foi provocado pelo medicamento em si, além de determinar se os testes podem ser retomados.

A terceira e última fase dos estudos da Johnson & Johnson deu início ao processo de recrutamento dos voluntários no fim do mês passado, com uma meta de inscrever até 60 mil participantes em mais de 200 localidades dos Estados Unidos e do mundo.

Nesta terça-feira também chama atenção a expectativa do mercado para inflação deste ano. Pela nona semana consecutiva, os especialistas do mercado financeiro, ouvido pelo Banco Central (BC), elevaram suas projeções para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2020, estimando um aumento dos preços na ordem de 2,47%.

Há cerca de um mês, a projeção dos analistas no Boletim Focus era de uma inflação de 1,94%; na semana passada, a estimativa estava em 2,12%. O Boletim Focus desta terça também marca a 13ª semana consecutiva de aumento na projeção para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) deste ano, para 16,93%.

Na hipótese da projeção desta semana venha a se concretizar, a inflação ficará abaixo da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para 2020, embora consideravelmente mais próxima do que nos últimos relatórios. O alvo definido pela autoridade monetária é de uma inflação de 4%, com 1,5 ponto percentual de tolerância, ficando entre 2,5% e 5,5%.

Voltando ao front internacional, o mercado volta a analisar os cenários para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, que acontecerão no dia 3 de novembro, após o mandatário estadunidense, Donald Trump, testar negativo para o coronavírus e voltar aos trabalhos de sua campanha.

Segundo Sean Conley, médico da Casa Branca, foram realizados testes de antígenos que deram “repetidamente negativos” no presidente. “Esses dados abrangentes, em conjunto com as diretrizes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças para a remoção de precauções baseadas na transmissão, basearam a avaliação de nossa equipe médica de que o presidente Trump não é contagioso para outras pessoas”, disse o médico.

Mercados globais

Confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: -0,33%
  • Londres (FTSE 100): -0,53%
  • Frankfurt (DAX 30): -1%
  • Paris (CAC 40): -0,64%
  • Milão (FTSE/MIB): -0,60%
  • Hong Kong (Hang Seng): (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): +0,03% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): +0,18% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta-feira com uma queda de 0,45%, a 97.483,31 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião