Ibovespa opera estável com cenário externo e interno no radar

O Ibovespa opera na manhã desta sexta-feira (20) próximo da estabilidade entre leve perdas e ganhos. O mercado está atento aos desdobramentos econômicos dos Estados Unidos e do Brasil.

Por volta das 10h10, o Ibovespa tinha uma leve queda de 0,01%, a 106.663,47 pontos. Os investidores também acompanham as bolsas globais e os destaques das principais empresas da B3.

O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, informou na última quinta-feira (19) que não apoia o plano de estender os programas de empréstimos de emergência estabelecidos em conjunto com o Federal Reserve (Fed), que devem expirar em 31 de dezembro.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo Mnuchin, os programas de crédito corporativo e empréstimos municipais do Fed não serão renovados. Enquanto o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, indicou em comentários na última terça-feira (17) que não achava apropriado permitir que os programas nos EUA expirassem.

“O Fed estará fortemente empenhado em usar todas as nossas ferramentas para apoiar a economia pelo tempo que for necessário até que o trabalho seja bem feito”, declarou Powell. “Quando chegar a hora certa, e eu não acho que essa hora seja ainda ou muito em breve, vamos guardar essas ferramentas”, concluiu.

O mercado internacional acompanha as falas do secretário do Tesouro dos EUA, e às 10h10 os indicadores apresentavam as seguintes variações:

Destaque nacional é a “nova CPMF”

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ontem que deixou de falar sobre a ideia de criação de um imposto sobre transações eletrônicas por preocupação de o assunto ser explorado politicamente nas eleições municipais. Porém, ele disse que pretende votar à carga na proposta assim que as eleições chegarem ao fim.

“Não estamos falando porque as eleições estão chegando. As pessoas têm preocupação de o tema ser explorado nas eleições, de falarem ah, o ministro Paulo Guedes quer um imposto sobre transações financeiras, quer a CPMF…”, afirmou o ministro numa apresentação em fórum do Bradesco BBI. “Então, não vamos falar sobre isso. Após as eleições, falamos novamente”, complementou.

Guedes disse que não vai desistir da ideia porque, num país com 40 milhões de pessoas sem emprego, a proposta permitirá desonerar a folha salarial das empresas.

Maiores altas e baixas do Ibovespa

Destaques de empresas

PetroRio (PRIO3): Após o anúncio da aquisição dos campos de Wahoo e Itaipu, do pré-sal, a companhia pode realizar um aumento de capital da empresa, listada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), para viabilizar a operação da extração de petróleo, que deve começar no médio prazo.

CVC (CVCB3): A companhia concluiu a reestruturação das dívidas oriundas da segunda, terceira e quarta emissões públicas de debêntures com valor de face em aberto somando R$ 1,5 bilhão.

Copasa (CSMG3): A empresa de saneamento de Minas Gerais comunicou ontem que seu conselho de administração, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), aprovou um desdobramento das ações ordinárias da empresa na razão de 1 para 3.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, quinta-feira (19), o Ibovespa encerrou em alta de 0,52%, cotado a 106.669,90 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião