Ibovespa abre em leve alta; tensões políticas e reabertura econômica no radar

O Ibovespa abriu em leve queda nesta segunda-feira (1), após um fim de semana repleto de tensões políticas, tanto no Brasil, como nos Estados Unidos.

Por volta das 10h50, o Ibovespa variava positivamente 0,23%, a 87.601,75 pontos. O mercado está ao desempenho do PIB brasileiro neste ano que, segundo o Boletim Focus, irá cair 6,25% em 2020.

Ademais, os investidores seguem de olho na reabertura econômica ao redor do País, conforme as autoridades públicas flexibilizam as medidas de conteção à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Estresse político

Nos Estados Unidos, o último domingo (31) marcou o sexto dia consecutivo de protestos anti-racistas, fomentados pelo assassinato de um homem negro, George Floyd, pela polícia de Minneapolis na última semana.

As cidades que mais protagonizam as manifestações, Nova York, Los Angeles e Chicago, mais uma vez solicitaram as tropas do exército para ajudar. Ao menos 4.400 pessoas foram presas em todo o país neste fim de semana, segundo a Associated Press.

O presidente estadunidense Donald Trump afirmou, por meio de conta oficial no Twitter, que, para ele, o movimento antifascista, surgida após as manifestações em razão da morte de Floyd, seria uma organização terrorista.

Mesmo com o país em convulsão social, os investidores norte-americanos mostram otimismo com a expectativa de retomada da economia, fazendo com que os índices futuros operem estáveis nesta manhã.

No Brasil, os movimentos de manifestantes pró-Bolsonaro e contrários ao governo chamaram a atenção em São Paulo. Torcidas organizadas, em conjunto, em um marcha de “pró-democracia”, entraram em confronto com a polícia a defensores do governo.

Focus prevê tombo

Os responsáveis pela elaboração do Boletim Focus, reduziram suas previsões para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2020. A estimativa divulgada nesta segunda feira (1) é de -6,25% neste ano, ante -5,89% na semana anterior.

Na última sexta-feira (29), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a queda de 1,5% do PIB referente ao primeiro trimestre deste ano.

Saiba mais: Coronavírus: EUA doarão mais R$ 32 mi ao Brasil para combate à pandemia

Esse período foi parcialmente influenciado pela pela pandemia, uma vez que as medidas de isolamento social começaram a ser implementadas em meados de março. A divulgação do resultado do segundo trimestre será realizada em 1º de setembro. Esse período, segundo analistas ouvidos pelo SUNO Notícias, será mais impactado pela crise.

No início do ano, o Boletim Focus previa um crescimento de 2,30% da economia brasileira. O mercado, no entanto, não estimava os impactos econômicos gerados pelo coronavírus. Para o ano que vem, os especialistas permanecem com a estimativa de um crescimento de 3,50%.

Reabertura da economia

No último sábado (30), o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, meio de um decreto, determinou que a quarentena na cidade será estendida até o dia 15 de junho. A capital paulista está em meio à medidas de contenção da disseminação coronavírus desde meados de março.

A determinação, assinada por Covas e publicada no Diário Oficial, além de prorrogar a quarentena, também detalhou quais serão as condições e procedimentos para a gradual retomada da atividade econômica da cidade.

Em outros locais, no entanto, o movimento paulatinamente volta aos poucos. Na região do interior paulista, quatro shopping centers serão reabertos pela Iguatemi (IGTA3). Segundo a empresa, a volta da operação dos ativos será “conduzida com o máximo de cuidado e responsabilidade, visando o bem-estar de todos”, além de serem utilizados horários alternativos.

Confira: Coronavírus: confiança do empresário sobe em maio após baixa recorde

Além disso, a JHSF (JHSF3) anunciou, na manhã desta segunda-feira, que irá reabrir dois shoppings, um em Manaus e outro no interior de São Paulo, além do Hotel Fasano Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz-SP.

Os shopping centers também terão o horário de funcionamento reduzido. Segundo a empresa, foi desenvolvido um “rigoroso protocolo de higiene, baseado nas melhores práticas de combate à prevenção do coronavírus“.

Maiores altas e baixas do Ibovespa

Confira algumas das maiores altas e baixas das ações do Ibovespa por volta das 10h55.

Bolsas no exterior

Além do Ibovespa, confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior.

  • Londres (FTSE 100):+1,06%
  • Frankfurt (DAX 30): -1,65%
  • Paris (CAC 40): +1,19%
  • Milão (FTSE/MIB): +1,35%
  • Xangai (SSEC): +2,21% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): +0,84% (fechada)
  • Nova York (S&P 500) futuro: -0,07%

Última cotação

Na sessão da última sexta-feira, o Ibovespa fechou em alta de 0,52%, a 87.402,59 pontos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião