O Ibovespa abre em alta com reforma da Previdência no radar

Nesta terça-feira (21), o Ibovespa opera em alta devido ao otimismo com a reforma da Previdência.

Por volta das 10h10, o Ibovespa registrava uma alta de 0,37% alcançando 92.285,43 pontos. O mercado reage bem após a afirmação de que não haverá um texto alternativo feito pelos parlamentares, ou seja, a tramitação da reforma da Previdência continuará com a proposta do governo.

Além disso, no cenário nacional, o presidente Jair Bolsonaro e seus aliados buscam apoio popular às manifestações. No entanto, a deputada Janaina Paschoal, aliada de Bolsonaro afirma sair do PSL e se posiciona contra o ato.

Ademais, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reduz a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Reforma da Previdência

Na última segunda-feira (20), o secretário da Previdência, Rogério Marinho, anunciou que não seria apresentado por deputados texto alternativo à proposta da reforma.

Saiba Mais: Não há texto alternativo à reforma da Previdência, diz secretário

O secretário afirmou que houve ruído de comunicação. Os parlamentares não tinha interesse em apresentar um novo texto, mas de fazer algumas alterações na proposta.

No entanto, a ideia de alterações não é descartada por Marinho.”Se o relatório for na linha do que estamos acreditando, evidente que haverá apoio do governo para o relatório. Nos interessa o impacto fiscal e a preservação da linha mestra que foi apresentada no projeto enviado”.

Cenário nacional

Após se posicionar contra postura de Bolsonaro e aos atos de apoio nas manifestações, a deputada estadual, Janaina Paschoal, anunciou em um grupo de WhatsApp dos parlamentares do PSL que deixará o partido.

“Amigos, vocês estão sendo cegos. Estou saindo do grupo vou ver como faço para sair da bancada. Acho que os ajudei na eleição, mas preciso pensar no País. Isso tudo é responsabilidade”, disse a deputada.

“Saiam da Bolha. Vocês são muito parecidos com petistas. Não tem nada a ver com o toma lá dá cá. O presidente precisa entender que não será ovacionado pelo povo. A história mostra que essa estratégia não dá certo”, completou Pachoal.

As informações foram divulgadas pelo jornal “Jovem Pan”, que teve acesso às conversas de grupo.

OCDE reduz PIB brasileiro

Nesta terça-feira (21), a OCDE divulgou dados que demonstra que o PIB do Brasil crescerá apenas 1,4%. A estimativa da organização era de um avanço de 1,9%

Saiba Mais: OCDE reduz projeção do PIB do Brasil para 1,4%; cenário global também piora

O órgão também revisou para baixo os resultados do PIB brasileiro para 2020. Dessa forma, o aumento projetado é de 2,3%. Entretanto, no último relatório esse número era de 2,4%.

Última cotação

Na sessão da última segunda- feira (20), o Ibovespa obteve crescimento de 2,17% com 91.946,19 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião