Ibovespa encerra em alta de 0,4% com trégua na guerra comercial

O Ibovespa fechou esta quarta-feira (11) em alta impulsionado pela divulgação da lista de produtos norte-americanos que serão isentos de tarifas na China. O principal índice da bolsa de valores de São Paulo (B3) encerrou o dia em alta de +0,4% a 103.445,602 pontos.

Também contribuíram para o resultado desta quarta do Ibovespa:

  • a declaração de Trump sobre a isenção de tarifas na China
  • aprovação pela comissão do Senado da lei que beneficiará Oi 

China exclui tarifas de produtos dos EUA

A Comissão de Tarifas Aduaneiras do Conselho de Estado da China divulgou uma lista de produtos dos Estados Unidos que serão isentos de tarifas que estavam sendo cobradas desde 2018.

Saiba mais: China exclui tarifas de 16 categorias de produtos dos Estados Unidos

As isenções serão aplicadas a partir de 17 de setembro e valerão por um ano. Vale ressaltar que esta é a primeira vez que a China retira cobrança de tarifas impostas anteriormente.

De acordo com o editor do “Global Times”, Hu Xijin, a China irá impor novas medidas para diminuir o impacto negativo da guerra comercial.

Donald Trump aprova lista de isenções da China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (11) que a isenção de tarifas da China sobre alguns produtos norte-americanos foi um “bom gesto” do país asiático.

Saiba mais: Donald Trump aprova lista de isenções da China sobre produtos norte-americanos

As tarifas impostas pela China sobre os produtos dos Estados Unidos são uma resposta as imposições de Donald Trump sobre bens chineses, na guerra comercial.

Ainda neste mês, representantes dos dois países devem se reunir em Washington para debater as relações comerciais.

No dia 5 de setembro, o vice-premier chinês, Liu He, o representante norte-americano, Robert Lighthizer e o secretário do Tesouro, Steven Mnunchin, já adiantaram as negociações por telefone.

Lei que beneficiará Oi segue para o Plenário

O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 79/2016, que beneficiará a operadora Oi (OIBR3), foi aprovado nesta quarta-feira (11) pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) no Senado Federal.

Saiba mais: Lei que beneficiará Oi é aprovada pela Comissão do Senado e segue para o Plenário

O texto da relatora e senadora Daniella Ribeiro, que altera o regime de concessão da telefonia, segue com urgência para o Plenário do Senado. A nova proposta propõe alterar as normas de concessão da telefonia fixa. A mudança ajudaria a Oi pois a operadora deixaria de ser concessionária e competiria em igualdade com suas concorrentes.

Na última terça-feira (10), o texto foi apresentado e lido pela relatora. No entanto, os senadores aprovaram um pedido de vista coletiva, adiando assim, a votação para esta quarta.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, terça-feira (10), o Ibovespa encerrou em queda de -0,14% com 103.03,50 pontos.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião