Ibovespa encerra em alta de 1,21%, a 96.203,20 pontos

Ibovespa encerrou o pregão desta quarta-feira (1) em alta de 1,21%, a 96.203,20 pontos, com a divulgação da atividade industrial em junho de diversos países ao redor do mundo.

Pela manhã, o Ibovespa operava em leva alta de 0,65%, alcançando 95.670,94 pontos. O mercado acionário estava atento aos dados de retomada econômica da principal economia da Europa e a aprovação de mais duas parcelas do auxílio emergencial.

Além disso, o mercado recebeu positivamente os resulta do Índice Gerente de Compras (PMI) da indústria, que registrou um aumento de 13,1 pontos desde maio, totalizando 51,6 pontos em junho, segundo levantamento do IHS Markit. Foi o primeiro crescimento do setor industrial desde fevereiro.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

No exterior, o S&P 500 subiu 0,5%, depois de registrar uma alta de 20% durante o segundo trimestre de 2020. O otimismo no índice estadunidense foi alimentado pelo apoio agressivo do Federal Reserve (Fed) aos mercados financeiros e sinais de uma recuperação precoce da atividade econômica.

Confira as principais notícias que movimentaram o mercado nessa quarta-feira:

  • IRB (IRBR3) estuda abrir ação contra ex-executivos;
  • Gol (GOLL4): BlackRock aumenta participação acionária na empresa;
  • Vale (VALE3) transfere 50 pessoas em MG por risco em barragens;

IRB (IRBR3) estuda abrir ação contra ex-executivos

O IRB Brasil (IRBR3) informou, nesta quarta-feira (1), que convocou uma Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária para o dia 31 de julho. Dentre os assuntos a serem discutidos, consta a “autorização para propositura de ação de responsabilidade” de ex-executivos.

Saiba mais: IRB (IRBR3) estuda abrir ação contra ex-executivos

O IRB pretende ajuizar uma ação contra José Carlos Cardoso, antigo CEO, e Fernando Passos, ex-CFO, “pelos danos causados à companhia”. O caso se refere a um suposto caso de fraude contábil apontado pela gestora Squadra em fevereiro. O episódio desencadeou a saída dos diretores da administração da empresa.

Caso as acusações sejam confirmadas, Cardoso e Passos podem ser responsabilizados pela transmissão de falsas informações quanto a um boato sobre participação da Berkshire Hathaway, do megainvestidor Warren Buffett, na empresa. Além disso, a IRB acusa os executivos de recebimento e pagamentos de bônus sem as aprovações e justificativas internas necessárias.

Anuncio da BlackRock sobre movimentou o Ibovespa

A Gol (GOLL4) informou, na manhã desta quarta-feira (1), que a BlackRock aumentou sua participação acionária na empresa. Atualmente, a maior gestora de recursos do mundo possui uma fatia de 5,25%.

Saiba mais: Gol (GOLL4): BlackRock aumenta participação acionária na empresa

A BlackRock informou que o objetivo das participações acionárias é “estritamente de investimento, não objetivando alteração do controle acionário ou da estrutura administrativa da companhia”. Além disso, a gestora ressaltou que “não foram celebrados quaisquer contratos que regulem o exercício de direito de voto ou compra e venda de valores mobiliários emitidos pela Gol”.

Vale (VALE3) transfere 50 pessoas em MG por risco em barragens

A Vale (VALE3) anunciou nesta quarta-feira (1) que irá realocar aproximadamente 50 pessoas, que moram em zonas rurais dos municípios de Itabirito e Ouro Preto, em Minas Gerais. A medida foi tomada por conta da mineradora ter avaliado que uma barragem próxima ao local poderia atingir as famílias, caso fosse rompida.

Saiba mais: Vale (VALE3) transfere 50 pessoas em MG por risco em barragens

A Vale destacou que aumentou os limites da “Zona de Autossalvamento (ZAS)” das barragens Forquilhas (I, II, III e IV) e Grupo, no Complexo de Paraopeba, com base em estudos mais conservadores, que consideraram um cenário extremo de rompimento da barragem Grupo e ao mesmo tempo das barragens Forquilhas, para a nova classificação.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, terça-feira (30), o Ibovespa encerrou em queda de 0,71%, a 95.055,82 pontos, porém apresentou uma alta acumulada próxima de 9% no mês. No trimestre o Ibovespa subiu ainda mais, cerca de 30%.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião