Ibovespa mantém pregão no azul, enquanto YDUQS e Ser disparam

O Ibovespa opera em alta no início desta segunda-feira (14), sustentado pelo cenário exterior favorável e a expectativa por uma vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, que voltará a ser testada. As rivais do setor de educação YDUQS e Ser Educacional são o destaque deste pregão, em função da disputa pelos ativos do Grupo Laureate no Brasil.

Por volta das 12h20, a cotação do Ibovespa subia 0,98%, para 99.327,70 pontos. O maior índice acionário da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) também é estimulado pelas perspectivas macroeconômicas do País. Na manhã desta segunda-feira, os especialistas ouvidos pelo Boletim Focus estimam que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cairá 5,11% neste ano, projeção que cada vez fica mais distante da expectativa de um tombo de 6,28%, apresentado em junho.

Nesse sentido, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), prévia do PIB, teve alta de 2,15% em julho na comparação com junho, segundo dados divulgados pelo BC nesta segunda-feira. Segundo a agência de notícias “Reuters”, a expectativa era por uma alta de 3,40%.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

O mercado vê com otimismo a informação da retomada dos testes da vacina que está sendo fabricada pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. O processo havia sido interrompido na última semana em razão de uma reação adversa em um dos voluntários.

Com isso, dada a possibilidade ainda maior das restrições e bloqueios para contenção da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) serem diminuídas, as companhias aéreas operam em alta. Nesta manhã, um dos destaques do pregão é a Gol (GOLL4), que sobe 5,26%, enquanto a Azul (AZUL4) sobe 2,37%.

No entanto, YDUQS (YDUQ3) e Ser Educacional (SEER3) lideram as altas do dia, com avanços de 8,25% e 13,8%, respectivamente. As empresas travam uma disputa pela compra dos ativos do Grupo Laureate no Brasil. No último domingo (13), a Ser informou que chegou a um acordo pelas universidades controladas pela Laureate por R$ 4 bilhões.

Entretanto, o acordo dá o direito go shop ao grupo norte-americano, ou seja, poder solicitar e aceitar outras propostas até 13 de outubro. Caso surja uma oferta maior, a Ser terá a preferência de cobrir a proposta. Em vista dessa situação, a YDUQS divulgou um fato relevante afirmando que pode fazer uma proposta concorrente “mais atraente” à Laureate.

Por outro lado, Petrobras (PETR3) e PetroRio (PRIO3) são os destaques negativos, caindo 1,86% e 1,67%, respectivamente. Nesta segunda-feira, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) elevou a previsão de queda da demanda pela commodity neste ano, para 9,46 milhões de barris por dia. Anteriormente, a previsão era de uma queda de 9,06 milhões de barris diários.

Papéis mais negociados do dia

Confira quais ações são as mais negociadas em termos de volume financeiro no Ibovespa agora, por volta das 12h15:

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta-feira com uma queda de 0,48%, a 98.363,219 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião