Ibovespa dispara 3,3% na abertura com dados dos EUA no radar

O Ibovespa abre em alta nesta sexta-feira (5) com dados de empregos da maior economia do mundo no radar.

Por volta das 10h30, o Ibovespa operava em alta  de 3,32%, retornando aos 96.945,68 pontos. O mercado acionário varia em campo positivo com a criação de 2,5 milhões de empregos estadunidense e a taxa de desemprego norte-americana que ficou abaixo do estimado.

Além disso, segue no radar do investidor o número de mortes por covid-19 que tornou o Brasil o terceiro país com mais casos de óbitos pela doença e as principais cotações da B3 hoje.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

Payroll

Os Estados Unidos registraram 2,5 milhões de novos postos de trabalho em maio de 2020, conforme foi divulgado nesta sexta o relatório de emprego (payroll, em inglês).

O resultado foi acima do esperado dos analistas ouvidos pela agência de notícias “Bloomberg” que apontavam para a destruição de 7,5 milhões de empregos no mês passado.

Taxa de desemprego dos EUA

De acordo com informações do Departamento do Trabalho dos EUA nesta sexta-feira, a taxa de desemprego no país caiu para 13,3% em maio. A expectativa era de que a taxa subisse para 19,3%, de 14,7% em abril. Isso faria com que os EUA observassem a pior taxa de desemprego do período pós-Segunda Guerra Mundial.

Segundo o jornal “The New York Times”, economistas esperam que o desemprego passe a diminuir à medida que os estados reabram as economias e as empresas convoquem seus funcionários de volta ao trabalho. Entretanto, a recuperação econômica poderá ser mais demorada.

Na última quinta-feira (4), o Departamento informou que o número de solicitações do seguro-desemprego nos EUA foi de 1,877 milhão na semana encerrada em 30 de maio.

O total de pedidos apresentou uma desaceleração em comparação com o número registrado nas semanas anteriores. A previsão dos analistas da Bloomberg apontava para 1,84 milhão de solicitações.

Covid-19 no Brasil

De acordo com o levantamento do site de notícias G1, que contabiliza com os dados da secretarias estaduais de saúde, foram registradas 34.021 mortes provocadas pelo novo coronavírus (covid-19) na última quinta-feira (4).

Veja Também: Coronavírus: Brasil vai testar vacina desenvolvida por Oxford

Nas últimas 24 horas, foram 1.473 registros – o maior balanço diário pela terceira vez consecutiva; com isso, o país fica atrás apenas do Reino Unido e dos Estados Unidos.

Desse modo, o Brasil é 3° país do mundo com mais mortes, conforme apontado pela universidade americana Johns Hopkins. Ultrapassando a Itália que se encontra em 4° e já foi o epicentro da doença.

Maiores altas e baixas do Ibovespa

Última cotação

Na última sessão, quinta-feira, o Ibovespa encerrou o pregão em alta de 0,89%, a 93.828,61 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião