Ibovespa abre em leve alta, atento a dados econômicos

O Ibovespa abriu em alta nesta segunda-feira (19), seguindo o otimismo das bolsas internacionais. O mercado segue de olho no novo pacote de estímulos econômicos que está sendo discutido no Congresso dos Estados Unidos, além da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na Europa. Os investidores também monitoram a divulgação de dados econômicos, como o avanço de 4,9% do Produto Interno Bruto (PIB) da China.

Por volta das 10h25, a cotação do Ibovespa subia 0,31%, para 98.616,70 pontos. Na noite do último sábado (17), a presidente da Câmara norte-americana, Nancy Pelosi, disse à Casa Branca que estabeleceu o prazo até a próxima terça-feira (20) para chegar a um acordo com os representantes do Partido Democrata acerca do pacote de estímulos.

Caso o prazo acabe sem um acordo, de acordo com o assessor de Pelosi, as negociações dificilmente chegarão a um entendimento para mais um estímulo de trilhões de dólares nas próximas semanas. Os investidores praticamente descartam a possibilidade de um pacote de estímulos antes da eleição presidencial de 3 de novembro, mas continuam a monitorar a possibilidade de mais um pacote de auxílio à empresas e famílias em meio à pandemia.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

No front econômico internacional, o mercado monitora a divulgação de dados chineses nesta segunda-feira. Segundo o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS), a economia da China cresceu 4,9% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

Por mais que o resultado tenha ficado levemente abaixo das expectativas dos analistas de Wall Street, o PIB registrado no período entre julho e setembro volta a colocar a China nos eixos do crescimento projetado no início do ano — antes dos impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) –, de um avanço anual entre 5,5% e 6%.

Entre outras divulgações, a produção industrial cresceu 6,9% em setembro, em comparação ao mesmo período de 2019. Em relação a agosto, o indicador cresceu 5,6%. Já as vendas no varejo no mês passado avançaram 3,3%, acelerando o leve crescimento de 0,5% de agosto. Os economistas ouvidos pelo “The Wall Street Journal” estimavam um crescimento menor, de 1,7%.

No cenário interno, segundo o Boletim Focus divulgado nesta manhã, a inflação de 2020 deve ficar na ordem de 2,65%, marcando a 10ª semana consecutiva de elevação na estimativa. Há quatro semanas, a publicação do Banco Central (BC) previa um aumento dos preços na ordem de 1,99%.

Além disso, o mundo atingiu, nesta segunda-feira, a marca de 40 milhões de casos confirmados do novo coronavírus, segundo a universidade estadunidense Johns Hopkins. O número de mortos pela Covid-19 desde o início da pandemia em todo o planeta passa de 1,1 milhão.

Destaques corporativos

A Rede D’Or São Luiz S.A. fechou a aquisição de 100% da Clínica São Lucas, localizada no município de Macaé, no norte do Estado do Rio de Janeiro. O valor atribuído ao ativo é de R$ 67,2 milhões, dos quais serão abatidos as dívidas existentes.

A clínica conta com 55 leitos instalados. A aquisição pela Rede D’Or de participação de 75% na Clínica São Lucas já foi consumada, entretanto os outros 25% só serão adquiridos pela empresa após a obtenção de autorização judicial (por ser de titularidade de um espólio).

A família Brenninkmeijer, que detém as operações da C&A (CEAB3), está estudando a venda de sua participação nas operações da varejista no Brasil. A ideia do grupo de investidores seria focar os negócios na Europa. As informações são do jornal “Valor Econômico” e foram publicadas nesta segunda-feira.

Recentemente, a família detentora do controle da C&A se desfez das operações da varejista de moda na China e no México. Os Brenninkmeijer possuem 65% da empresa no Brasil, e afirmaram a fundos estrangeiros de private equity que poderiam analisar propostas pelo ativo no País. Vale lembrar que a C&A foi listada na bolsa brasileira no final do ano passado.

Mercados globais

Confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: +0,74%
  • Londres (FTSE 100): -0,45%
  • Frankfurt (DAX 30): +1,16%
  • Paris (CAC 40): +0,14%
  • Milão (FTSE/MIB): -0,04%
  • Hong Kong (Hang Seng): +0,64% (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): -0,71% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): +1,11% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta-feira com uma baixa de 0,75%, a 98.309,117 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião