Ibovespa abre em queda, mas sustenta 106 mil pontos

O Ibovespa abriu em leve queda nesta terça-feira (17), seguindo a correção das bolsas mundiais. Na última segunda-feira (16), o maior índice acionário da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) fechou acima de 106 mil pontos pela primeira vez desde julho.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

A cotação do Ibovespa, por volta das 10h40, caía 0,38%, para 106.021 pontos. Os investidores permanecem atentos ao avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Hemisfério Norte. Foram registrados mais de 166 mil casos do coronavírus na última segunda-feira no território norte-americano, com aumento nas infecções em todos os 50 estados do país.

As autoridades locais estão impondo novas restrições de mobilidade para conter a segunda onda da doença, o que pode voltar a prejudicar a economia, agora em período de inverno. Fica a expectativa de que uma vacina seja disponibilizada nos próximos meses. Nesse sentido, os investidores renovam o otimismo a cada nova informação de vacinas — ontem foi a vez da Moderna.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A farmacêutica estadunidense impulsionou as bolsas mundiais ao comunicar que seu imunizante apresentou eficácia de 94,5% em resultados iniciais da fase 3 dos testes clínicos. Com base nos testes, a companhia disse que planeja enviar à Food and Drug Administration (FDA, a agência reguladora dos Estados Unidos) uma solicitação para o uso emergencial da vacina.

No front interno, nesse mesmo sentido, o governo de São Paulo confirmou o avanço da Covid-19 no estado. Na véspera, o governo paulista postergou para o dia 30 de novembro a reclassificação do Plano São Paulo, que define o funcionamento das atividades econômicas durante a pandemia.

 

“Indicadores de ocupação de UTI e internações, sob responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo, cresceram nesta última semana em relação à anterior. O momento requer precaução para uma análise mais completa para a proteção da população”, afirmou o governador João Doria.

No âmbito corporativo, segue no radar do mercado a precificação da oferta de ações do Burger King (BKBR3). No início deste mês, a empresa informou que faria uma oferta de 35 milhões de ações ordinárias. A depender do processo de bookbuilding, a quantidade de ações ofertadas poderia ser acrescido em 35%, totalizando cerca de 12,25 milhões de papéis.

Também repercutirá entre os investidores a faixa indicativa de preço das ações da Rede D’Or em sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).

Mercados internacionais

Confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: +1,11%
  • Londres (FTSE 100): -1,45%
  • Frankfurt (DAX 30): -0,32%
  • Paris (CAC 40): -0,36%
  • Milão (FTSE/MIB): +0,06%
  • Hong Kong (Hang Seng): +0,13% (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): -0,21% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): +0,42% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última segunda-feira com uma alta de 1,63%, a 106.429,92 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião