Ibovespa abre estável, atento aos dados inflacionários e juros futuros

O Ibovespa abriu em leve alta nesta sexta-feira (23), e caminha para encerrar a semana no azul. O mercado, entretanto, permanece de olho na conjuntura econômica do País — dados da inflação fizeram os juros futuros dispararem nesta manhã. O cenário exterior também chama atenção dos investidores locais.

Por volta das 10h30, a cotação do Ibovespa apresentava uma leve valorização de 0,10%, para 101.935 pontos. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) subiu 0,94% em outubro, após ter avançado 0,45% em setembro. Trata-se do maior resultado para o mês desde 1995.

No ano, a prévia da inflação acumula alta de 2,31%, e em 12 meses, 3,52%. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito tiveram alta em outubro. Os preços dos alimentos e bebidas pressionaram o indicador com a maior alta (2,24%). Com isso, o pessimismo do mercado fez com que as taxa de juros futuras disparassem após a divulgação dos dados inflacionários.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Ainda aqui no Brasil, chama atenção dos investidores a declaração do secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, dizendo que o coronavoucher, como ficou conhecido o auxílio emergencial, gera um custo que “está contido em 2020 e não passará para 2021”.

Além disso, ele salientou que “mais que uma âncora fiscal, o teto de gastos é super âncora fiscal, temos que seguir”. O presidente Jair Bolsonaro já havia indicado, em entrevistas, que o coronavoucher não seria “para sempre”. O mercado, todavia, continua atento à situação fiscal do País.

No exterior, os mercados operam no azul enquanto continuam à espera do pacote de estímulos financeiros por parte do Congresso norte-americano. O pacote, que gira em torno de US$ 1,9 trilhão, está sendo discutido entre os representantes da Casa Branca e os democratas.

“Estamos perto de um acordo por estímulos fiscais. Estamos estreitando as diferenças nas negociações”, disse a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, na última quinta-feira (22), em referências às discussões com o secretário do Tesouro, Steve Mnunchin. Apesar do otimismo, Pelosi não informou um prazo para que o acordo seja concluído — o mercado espera que seja antes das eleições presidenciais, marcadas para o dia 3 de novembro.

Mercados globais

Confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: +0,29%
  • Londres (FTSE 100): +1,42%
  • Frankfurt (DAX 30): +1,22%
  • Paris (CAC 40): +1,58%
  • Milão (FTSE/MIB): +1,29%
  • Hong Kong (Hang Seng): +0,54% (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): -1,40% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): +0,18% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quinta-feira com uma alta de 1,36%, a 101.917,73 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião