Ibovespa abre em leve alta; Covid-19 e previsões para inflação no radar

O Ibovespa abriu a semana em leve alta nesta segunda-feira (26), contrariando o mercado futuro. O mercado brasileiro segue atento ao temor norte-americano e europeu com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que registra forte avanço de novos casos dia após dia.

Por volta das 10h30, a cotação do Ibovespa apresentava uma alta de 0,18%, para 101.441 pontos. No último domingo (25), os Estados Unidos registraram 60.789 novos casos do coronavírus, número que fica abaixo dos recordes recentes, mas registra um avanço sobre a semana anterior. Existe a expectativa de especialistas de que com a chegada do inverno no país, a pandemia possa acelerar as contaminações.

Enquanto isso, na Europa, a França registrou mais de 52 mil novas infecções, o mais alto número desde o início do ano. A Espanha anunciou, na última semana, que passaria a fazer um toque de recolher em todo o país, declarando um estado de emergência. A Itália instaurou as medidas de conteção da pandemia mais fortes desde maio, obrigando o fechamento de bares e restaurantes às 18h.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

No mercado europeu, chama atenção os papéis da fabricante de softwares SAP, que despencou 20% após cortar sua estimativa de receita, alegando que a pandemia continuará a prejudicar os negócios nos próximos trimestres.

Os investidores permanecem de olho nas negociações norte-americanas para o novo pacote de estímulos financeiros a famílias e empresas em meio à pandemia. A presidente da Câmara dos Estados Undiso, Nancy Pelosi, disse no último domingo que esperava mais respostas nesta segunda-feira. Ela, no entanto, disse que recai sobre o presidente Donald Trump a responsabilidade de levar adiante as negociações.

No âmbito interno, o mercado também observa as expectativas de analistas para o desempenho econômico do Brasil nos próximos meses. Segundo o Boletim Focus desta segunda-feira, a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), terminará este ano em 2,99%.

Após a divulgação, o mercado digere as estimativas para o aumento de preços deste ano, avaliando um possível movimento na taxa básica de juros da economia (Selic); os juros futuros operam em campo misto. O relatório desta segunda-feira também marca a 15ª semana consecutiva de aumento na projeção para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), para 19,72%.

Também no cenário brasileiro, segue a disputa política no que se refere à vacinação da população. Enquanto o presidente Jair Bolsonaro diz que a aplicação do medicamento não será obrigatória, o governador de São Paulo, João Doria diz que a vacinação será obrigatória no estado.

Já existem ações no Supremo Tribunal Federal (STF) dizendo que o modelo de vacinação fique a critério dos governos estaduais, e pressionando para que o governo federal compre vacinas da chinesa Sinovac, como anunciado na última terça-feira (20) pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Bolsonaro, no entanto, negou que as vacinas seriam compradas.

No último domingo, o jornal “Folha de S.Paulo” publicou que, de acordo com o Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) FGV, 67,8% dos empresários brasileiros espera que o ambiente de negócios melhore no Brasil. O destaque fica por conta da perspectiva de melhora da economia mundial, citada por 56,1% dos empresários questionados.

Um dos destaques deste pregão é a estreia da Track & Field (TCFO4), que movimentou cerca de R$ 522 milhões em sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Os papéis da empresa saíram abaixo da faixa indicativa de preço.

Mercados globais

Confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: -0,89%
  • Londres (FTSE 100): -0,16%
  • Frankfurt (DAX 30): -2,72%
  • Paris (CAC 40): -0,98%
  • Milão (FTSE/MIB): -1,01%
  • Hong Kong (Hang Seng): (fechada, feriado nacional)
  • Xangai (SSE Composite): -0,82% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): -0,09% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta-feira com uma queda de 0,65%, a 101,259,75 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião