Ibovespa abre em leve queda, de olho no avanço da pandemia

O Ibovespa abriu de forma estável nesta quarta-feira (21), reagindo sobre o noticiário interno e externo. O mercado segue de olho nas medidas de contenção da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), principalmente na Europa, além do pacote de estímulos econômicos nos Estados Unidos e a situação fiscal do País.

Por volta das 10h30, a cotação do Ibovespa recuava 0,24%, para 100.289 pontos — após mais de um mês, o maior índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) voltou ao patamar de 100 mil pontos.

O que chama atenção dos investidores nesta semana é o pacote de auxílio econômico que está sendo discutido entre a Casa Branca e os representantes democradas do Congresso dos Estados Unidos. A presidente da Casa, Nancy Pelosi, havia dito que o prazo máximo para um acordo era a última terça-feira (20), mas o prazo foi estendido em função das conversas estarem progredindo, embora ainda não tenham sido finalizadas.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

O avanço Covid-19 volta a assombrar os investidores europeus; as bolsas do Velho Continente operam no vermelho nesta quarta-feira. Os mercados também permencem atentos às negociações entre Reino Unido e União Europeia (UE) acerca dos acordos comerciais do pós-Brexit. Na última terça-feira, o bloco europeu disse ter pressionado os negociadores britânicos para a retomada das conversas.

Christine Lagarde, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), disse que a dívida dos países da zona do euro não é o problema da hora e a retirada de estímulos precocemente pode atrapalhar no desempenho da economia em meio a crise gerada pela pandemia.

Na última terça-feira, os Estados Unidos impuseram uma sobretaxa de 130% a importação de alumínio do Brasil e de outros países. Os empresários brasileiros do setor passarão a ter de arcar com uma tarifa de importação cobrada pelos Estados Unidos de 145%, ante 15%.

Vale destacar que a China é o maior exportador de alumínio do mundo, enquanto os norte-americanos ocupam a posição de maior consumidor. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alumínio, Milton Rego, aponta que a sobretaxa teve como cenário a guerra comercial entre as maiores potências econômicas do planeta.

No que se refere ao cenário fiscal do País, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, defendeu, em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, a criação de um cronograma para votar cortes de gastos que viabilizem a criação de um novo programa social mais amplo que o Bolsa Família, sem furar o teto de gastos.

Esse processo serviria para dar tranquilidade fiscal ao Brasil. O programa social vem sendo chamado provisoriamente de Renda Cidadã, e deve substituir o Bolsa Família ainda no governo Bolsonaro. Maia afirmou que o cronograma deveria ser concluído com “máxima urgência”.

Nesta quarta-feira, o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, disse que o Tesouro fechará 2020 com liquidez para pagar as dívidas que vencem no primeiro quadrimestre do ano que vem. As taxas de juros futuras, no entanto, operam em alta nesta manhã.

Mercados globais

Confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: +0,11%
  • Londres (FTSE 100): -1,41%
  • Frankfurt (DAX 30): -0,88%
  • Paris (CAC 40): -1,05%
  • Milão (FTSE/MIB): -1,62%
  • Hong Kong (Hang Seng): +0,75% (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): -0,09% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): +0,31% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última terça-feira com uma alta de 1,91%, a 100.539,83 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião