Ibovespa abre em leve alta, monitorando a Covid-19 na Europa

O Ibovespa abriu em alta nesta terça-feira (27), monitorando os casos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na Europa e nos Estados Unidos. O mercado brasileiro segue os futuros de Nova York, que procuram se recuperar da maior queda em mais de um mês, no último pregão.

Por volta das 10h15, a cotação do Ibovespa apresentava uma alta de 0,45%, para 101.491 pontos. Além da tradicional volatilidade que antecede as eleições presidenciais nos Estados Unidos, os investidores mostram-se receosos com o avanço da pandemia no Hemisfério Norte. O aumento das restrições aos negócios e às atividades sociais pode ameaçar ainda mais a recuperação global.

A média de sete dias de novos casos da doença nos Estados Unidos atingiu o recorde de 68.767 ontem, outra indicação de que o país está enfrentando um novo surto de infecções conforme o clima esfria. A Espanha anunciou, na última semana, que passaria a fazer um toque de recolher em todo o país, declarando um estado de emergência. A Itália instaurou as medidas de conteção da pandemia mais fortes desde maio, obrigando o fechamento de bares e restaurantes às 18h.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

O ministro da Economia da Alemanha, Peter Altameir, disse nesta terça, que o país provavelmente atingirá 20 mil novas infecções por dia no fim desta semana. A chanceler Angela Merkel e líderes dos 16 estados do país se reunirão na próxima quarta-feira para decidir sobre nova medidas de restrição para desacelerar a segunda onda da pandemia.

A recuperação dos mercados, fortemente puxada pelas empresas de tecnologia desde março, será testada a partir desta terça-feira, quando, depois do fechamento do mercado, a Microsoft apresentará seus números.

Por aqui, a temporada de resultados dos bancos, setor de maior peso no principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), foi iniciada com os números do Santander (SANB11). Nesta terça-feira (27), a instituição apresentou um lucro líquido societário de R$ 3,81 bilhões, auferido no terceiro trimestre.

Sendo o primeiro dos cinco maiores bancos do País a mostrar seus resultados do período, o Santander demonstra uma forte recuperação da tendência de rentabilidade do setor. Vale lembrar que neste ano as ações das instituições financeiras vem sendo duramente penalizadas pelo mercado — os papéis do banco espanhol no Brasil registram uma queda de 30% nos últimos 12 meses.

De volta aos Estados Unidos, a presidente do Congresso norte-americano, a democrata Nancy Pelosi, disse que os republicanos estão supostamente “desistindo” de conter o coronavírus, ao passo que o número de novos casos no país voltam a bater recordes.

A presidente e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, estão tentando chegar a um acordo de um pacote de estímulos antes das eleições presidenciais, marcadas para a próxima terça-feira (3), mas ainda sem êxito.

Mercados internacionais

Confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: +0,14%
  • Londres (FTSE 100): -0,31%
  • Frankfurt (DAX 30): -0,41%
  • Paris (CAC 40): -0,98%
  • Milão (FTSE/MIB): -0,71%
  • Hong Kong (Hang Seng): -0,53% (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): +0,09 (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): -0,03% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última segunda-feira com uma queda de 0,24%, a 101.016,961 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião