Ibovespa cai a 99 mil pontos com turbulências internacionais

O Ibovespa fechou nesta quinta-feira (15) em baixa. O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (b3) teve queda de 1,2% a 99.056 pontos.

O Ibovespa teve baixa devido as turbulências do mercado internacional por conta da medida do Banco Central Argentino para estabilizar o câmbio no país.

Além disso, contribuíram para a queda: o rendimento do título da dívida norte-americana apresentou queda histórica e a declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre uma possível saída do Brasil do Mercosul caso a Argentina feche o comércio.

Argentina tenta estabilizar o câmbio

O Banco Central (BC) da Argentina adotou nesta quinta-feira (15) uma medida para estabilizar o câmbio no país.

A estratégia foi motivada pela desaceleração econômica da Argentina após os resultados das eleições prévias do último domingo (11). Agora, os dólares futuros dos bancos do país serão limitados a um teto de 5% em relação ao ano anterior.

Saiba mais: Bancos da Argentina venderão dólar para tentar estabilizar o câmbio

Além disso, o BC estabelecerá um valor máximo de moeda estrangeira que os bancos poderão ter em dinheiro.

Rendimento dos títulos dos EUA atinge mínima histórica

O rendimento do título da dívida norte-americana de 10 anos teve queda abaixo de 1,5% pela primeira vez em mais de uma década. Já o título de 30 anos despencou para menos de 2% pela primeira vez na história. Ao mesmo tempo, o ouro subiu 0,38%.

Saiba mais: Mercado norte-americano mostra sinal de possível recessão

O rendimento da T-note de 2 anos já estava em baixa de 1,595% na manhã da última quarta-feira. Analistas vêem os resultados como sinais de uma possível crise econômica futura.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A T-note consiste em uma nota do Tesouro dos EUA que pode ser negociada com uma taxa de juros fixa e um vencimento entre um e dez anos.

Guedes diz que Brasil pode sair do Mercosul

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (15) que se a Argentina fechar o comércio após uma possível vitória de Alberto Fernández nas eleições, o Brasil sairá do Mercosul.

Guedes disse ainda que o crescimento econômico do País não depende da Argentina.

Saiba mais: Se Argentina fechar a economia, o Brasil sai do Mercosul, diz Guedes

“Desde quando a gente precisa da Argentina para crescer? Temos nossa dinâmica de crescimento própria e nossos esforços são para recuperar isso”, declarou o ministro.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, quarta-feira (14), o Ibovespa encerrou em queda de -2,94% e contabilizou 100.258,01.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião