Ibovespa abre em leve queda, contrariando Wall Street; tensões políticas no radar

O Ibovespa abriu em leve queda nesta quarta-feira (11), contrariando o bom humor das bolsas mundiais, que operam no azul após leve correção na última terça-feira (10). Os investidores locais e estrangeiros estão atentos às tensões políticas internas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/12/a22b3fbd-relatorio-5-amostras-gratuitas-5.png

A cotação do Ibovespa, por volta das 10h35, recuava 0,67%, para 104.332 pontos. Na tarde da última terça-feira, em um evento sobre a retomada do turismo, o presidente Jair Bolsonaro — um dos poucos representantes do Ocidente que ainda não parabenizaram Joe Biden pela vitória nas eleições presidenciais nos Estados Unidos — fez uma declaração em referência ao futuro mandatário norte-americano.

“Precisamos tomar cuidado com a nossa riqueza, porque tá cheio de malandro de olho nela. Assistimos há pouco um grande candidato à chefia de Estado, dizer que se eu não apagar o fogo da Amazônia levanta barreiras comerciais contra o Brasil”, disse Bolsonaro se referindo a Biden.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“E como é que podemos fazer frente a tudo isso? Apenas a diplomacia não dá. Não é, Ernesto [Ministro das Relações Exteriores]? Quando acaba a saliva, tem que ter pólvora, se não, não funciona”, comentou.

Mais cedo, Bolsonaro, em uma de suas redes sociais, havia comemorado a interrupção dos testes do Coronavac no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dizendo que “venceu mais uma” sobre o governador de São Paulo, João Doria.

Apesar do comentário de Bolsonaro, o Instituto Butantan afirmou que “o evento adverso grave” (morte do voluntário) não tem qualquer relação com a vacina em teste e, em função disso, questionou em entrevista coletiva a paralisação da fase de tese pela agência. De acordo com a TV Cultura, o laudo do IML atesta que o falecimento do voluntário ocorreu por suicídio.

Em sua conta pessoal no Twitter, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que “reafirma o compromisso com a vacina” em nome dos deputados.

Ainda no que se refere à vacina — que tem animado os mercados desde a última segunda-feira –, um porta-voz da Pfizer no Brasil quanto o Ministério da Saúde disseram que o governo brasileiro avalia a compra de doses do medicamento que está sendo fabricado pela empresa, junto à BioNTech.

No País, a vacina passa por teste clínico em estágio avançado, com 3,1 mil voluntários nos estados de São Paulo e Bahia. Em caso de decisão pela compra, o produto seria importado de fábricas dos Estados Unidos e da Europa, segundo o porta-voz da Pfizer.

No mercado corporativo, vale destacar a estreia da Aeris (AERI3) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) nesta quarta-feira. As ações da empresa abriram o pregão em alta de 7%.

Mercados internacionais

Confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: +0,82%
  • Londres (FTSE 100): +0,96%
  • Frankfurt (DAX 30): +0,51%
  • Paris (CAC 40): +0,57%
  • Milão (FTSE/MIB): +0,78%
  • Hong Kong (Hang Seng): -0,28% (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): -0,53% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): +1,78% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última terça-feira com uma alta de 1,50%, a 105.066,96 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião